Graphic Novels DC Eaglemoss #13 - LJA: Terra 2



Edição: #13
Páginas: 152
Formato: Americano, (17 x 26 cm) Capa Dura
Preço de Capa: R$ 39,99
Escritor: Grant Morrison
Desenhista: Frank Quitely
Reúne: JLA – Earth 2 (2000) + The Flash #123 (1961)
Nota: 9.4







Liga da Justiça – Terra 2, também chamada de LJA Terra 2, é um clássico quadrinho escrito por Grant Morrison e com os desenhos de Frank Quitely, sendo publicado durante o aclamado título LJA (JLA nos EUA) que havia se iniciado com os roteiros de Grant Morrison, que pretendia trazer uma nova formação da Liga da Justiça, porém com seus personagens originais.

Em LJA Terra 2, temos uma nova abordagem do Sindicato do Crime, que há muito estava desaparecido dos quadrinhos da editora, desde o mega evento de Crise Nas Infinitas Terras em 1985, quando foram apagados da existência. Desde então o Sindicato nunca tornou a aparecer nos quadrinhos, mas é claro que a DC não poderia deixar de fora de sua cronologia uma equipe de vilões tão poderosa e que tem histórias boas, então coube a Grant Morrison o trabalho de reintroduzir o Sindicato do Crime na cronologia do Universo DC.

A equipe megalomaníaca na era Pré-Crise habitava um universo paralelo, a chamada Terra-3, porém após a Crise, sabemos que não existem mais universos e terras paralelas, então o conceito de Morrison para trazer de volta a equipe é que eles viviam no Universo de Antimatéria, então lá seria um reflexo do nosso universo, como, literalmente, um espelho. Alexander Luthor do Universo de Antimatéria é o único herói que existe, estando sozinho em combate com o Sindicato do Crime da Amérika (esse é o novo nome da equipe), então ele faz uma viagem para o Universo de Matéria, onde há os nossos grandes heróis da Liga da Justiça. 

Um característica interessante é que Alexander Luthor, assim como todos os habitantes do universo espelho, possui um coração ao lado direito do peito. A Liga da Justiça não consegue recusar seu pedido de ajuda, então eles vão para o universo de Antimatéria, e Alexander chama a Terra da LJA de Terra 2, por ser um espelho direto de seu Universo. Chegando então, a Liga tem que não apenas ajudar Alexander, mas também encarar a realidade daquele universo, onde tudo é regido pelo medo, pessoas não tem livre arbítrio pelas ruas, tudo é triste e sombrio.

O quadrinho tem um desfecho que eu gostei muito, principalmente pela solução dada pela Liga da Justiça, usando uma lógica boa, levando em questão o seguinte dilema: como transformar em bom, um mundo que está destinado a ser ruim? Então, Morrison nos deu uma solução que eu achei muito boa, sendo um típico quadrinho que mostra como a Liga da Justiça age em diversas situações diferentes.

JLA – Earth 2 foi publicada em Setembro de 2000, escrita por Grant Morrison que já havia trazendo um excelente trabalho com a Liga da Justiça, principalmente com os arcos Nova Ordem Mundial, Crise Vezes Cinco, Terceira Guerra Mundial, DC Um Milhão, e também conta com a extraordinária arte de Frank Quitely, que combina muito com a obra e consegue exaltar a Liga da Justiça como, literalmente, uma equipe de super-heróis digna. Eu recomendo esse quadrinho a todos os fãs do Universo DC e claro, a todos os fãs da Liga da Justiça!

 
A segunda história que temos nessa edição é a história The Flash #123, publicada em Setembro de 1961, que mostra nada mais, nada menos do que um dos encontros mais importantes da DC Comics, quando o Flash da Era de Prata (Barry Allen), encontra-se com seu herói de infância: Jay Garrick, o Flash da Era de Ouro.

Após Barry vibrar seu corpo muito rápido, ele acaba reaparecendo em outro lugar, como se fosse um outro mundo muito semelhante ao seu, e lá ele encontra Jay Garrick, que nesse mundo é conhecido como o Flash. Nesse quadrinho temos então a grande definição do Multiverso, que seriam universos paralelos que coexistem no mesmo espaço porém cada um vibra em uma determinada frequência, todas as Terras são parecidas por serem paralelas, mas cada uma com uma característica específica que as diferencia.

A DC Comics resolveu criar o conceito do Multiverso pois, desde o reboot de 1956 que deu início à Era de Prata, os personagens da Era de Ouro (1938-1955) foram esquecidos, tais como o clássico Superman, a Sociedade da Justiça da América, etc. Então aqui eles nos explicam que todos os heróis da Era de Ouro dos Quadrinhos como a SJA, Jay Garrick, Alan Scott, etc, viviam em um universo paralelo chamado Terra-2.

Uma coisa que eu acho muito interessante é que, Barry Allen, em seu universo (Terra-1), lia os quadrinhos do Flash (Jay Garrick), que era um famoso personagem da ficção, sendo daí que o mesmo tirou a ideia de usar o nome de Flash após ganhar seus poderes com um acidente, para tornar-se igual seu herói de infância.

É um quadrinho que eu particularmente gosto muito, tem uma grande importância na história e na cronologia tanto da DC Comics em geral, quanto na do Flash, e além de tudo é muito divertida por trabalhar com a questão dos universos paralelos. Recomendo a todos esse clássico da Era de Prata!
Bom, é isso aí pessoal, fiquem de olho que teremos mais postagens no futuro, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8