Guia de Leitura: Lanterna Verde - Parte 1
Vamos lá então...
All American Comics #16 (1940)
Essa é a primeira vez que o nome Lanterna Verde apareceu na história, e conta a origem de Alan Scott, o Lanterna Verde da Terra-2, que ganhou seus poderes após usar uma lanterna.
Esse Lanterna Verde não deve ser confundido com a Tropa dos Lanternas Verdes, pois nessa cronologia, ele é o único, e seu poder não é a força de vontade, e sim mágica, e sua fraqueza é que seu anel não funciona em madeira.
Showcase #22 (1959)
A revista Showcase foi a responsável por nos apresentar o Flash Barry Allen (Showcase #4) e agora reformula totalmente a origem do Lanterna Verde na Era de Prata, e nessa nova cronologia, o protagonista é Hal Jordan, que trabalha como piloto de testes, mora em Coast City e foi escolhido por Abin Sur, um Lanterna Verde que estava gravemente ferido, para usar seu anel e se juntar à Tropa dos Lanternas Verdes, pode materializar o que quiser e sua fraqueza é a cor amarela.
Crise Nas Infinitas Terras #1-12 (1985)
Eu menciono esta saga toda vez que faço um guia pois ela tem tamanha importância para todos os personagens, e eu não mencionei nos outros guias, mas ela é muito importante para os Lanternas Verdes pois aqui mostra a origem de Krona, um antigo Oano que quis quebrar a ÚNICA lei Universal que existia, que era de não saber a origem da criação, e o babaca foi lá, construiu uma máquina, viu tudo e deu uma explosão, surgindo um Multiverso.
Lanterna Verde Amanhecer Esmeralda (1989)
Após a Crise, vários personagens ganharam origens clássicas, Superman teve O Homem de Aço de John Byrne, Batman teve o Ano Um de Frank Miller, Mulher-Maravilha teve Deuses e Mortais de George Pérez, e o Lanterna Verde não foi diferente, sua origem foi recontada de uma maneira muito boa, atualizando para os dias da época, e é realmente até hoje uma das melhores origens do personagem. Aqui temos a morte do pai de Hal por acidente, ele recebendo o anel, a morte de Abin Sur, ele sobrevivendo à uma explosão nuclear com o anel e muito mais!
Lanterna Verde Vol 3 #1-8 (1990)
Esse é um dos únicos que eu ainda não li do Lanterna, mas apresentando de forma geral, essa é a nova revista do Lanterna Verde contando suas novas aventuras após o reboot de Crise Nas Infinitas Terras, sendo o primeiro arco junto com John Stewart e Guy Gardner.
Curiosidades : Cada Lanterna tem um setor designado e seu número, a Terra fica no setor 2814, e sendo 3600 setores espaciais e 2 Lanternas para cada, sendo um total de quase 7200 Lanternas, porém para a Terra, temos 4 Lanternas, sendo Hal Jordan o Lanterna Verde do Setor 2814.1, Guy Gardner o 2814.2, John Stewart o 2814.3 e Kyle Rayner 2814.4.
Lanterna Verde Amanhecer Esmeralda II (1991)
Sendo continuação direta de Amanhecer Esmeralda, Hal vai preso pelo acidente com seu amigo, então lá Sinestro o encontra e começa seu treinamento com Hal Jordan, após as edições, Hal descobre que o planeta de Sinestro, Korugar, é governado de uma maneira em que Sinestro é um tirano, e a população tem medo dele, então Sinestro é banido da Tropa pelos Guardiões e Katma-Tui assume seu lugar, uma testemunha no julgamento de Sinestro.
É uma HQ boa, porém não chega a ser melhor que a primeira.
Superman Vol 2 #80 (1993)
Uma HQ do Superman? O que ela tem a ver? Então amigos, nessa edição que se passa durante o arco O Retorno do Superman durante a grande saga da Morte do Superman, o Mongul DESTRÓI Coast City, a cidade de Hal Jordan com uma nave que tinha como objetivo transformar a Terra no Mundo Bélico e quase toda a população morre também. Essa HQ é muito importante pois nos leva diretamente nessa aqui :
Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda (1994)
Aqui, Hal Jordan fica louco e não acredita que sua cidade, que tanto se dedicou a proteger, foi destruída, então ele tenta reconstruí-la com seu anel, mas não tem poder para isso, fazendo então ele ir atrás de mais poder, ele mata vários membros da Tropa e inclusive os Guardiões (sobrando apenas 1 chamado Ganthet) e ele consegue um poder muito grande com toda a energia da Tropa para ele, então ele começa a se chamar de Parallax!
Lanterna Verde Novo Amanhecer (1994)
Os Guardiões estão mortos, apenas 1 restou e a Tropa dos Lanternas Verdes não existem mais, então Ganhtet o último Guardião que é muito gente boa, encontra um garoto que é um artista plástico freelancer no lugar certo na hora certa, quando vê que ele tem o potencial para dar seguimento à Tropa.
Kyle então aceita, e se torna o novo Lanterna, e não sabe como ser um, não sabe ser um Lanterna, ele enfrenta Mongul e tem a ajuda do Superman, a namorada dele, Alex, é morta pelo Major Força, e então esse arco nos leva diretamente para essa saga aqui :
Zero Hora : Crise No Tempo (1994)
Nesta saga, Hal Jordan como Parallax tenta simplesmente recriar a realidade criando outro Big Bang para salvar sua cidade, só...
Eu gosto muito dessa saga, e óbvio que Hal é detido, mas teve consequências pois mesmo não recriando o Big Bang, com os heróis lá no início de tudo, algumas coisas mudaram, como a origem do Superman de Byrne que foi apagada e tals.
Após essa saga, Kyle Rayner é oficialmente o novo Lanterna Verde!
Lanterna Verde Batismo de Fogo (1995)
Outro arco que eu ainda não li, reúne as edições 59 a 75 da revista do Lanterna Verde, é continuação direta de Novo Amanhecer mostrando Kyle Rayner em seu primeiro arco como o novo Lanterna Verde.
A Noite Final (1996)
Nesta saga, um alienígena chamado o Devorador de Sóis, e vai destruí-lo, o mundo inteiro então está congelando, Superman não tem seus poderes, e uma alienígena chamada Dunk chega para ajudar a Terra para que não tenha o mesmo destino que seu planeta.
Resumindo, alguém tinha que ir ao Sol para destruir o Devorador, então Ferro vai no lugar de Superman pois seria uma viagem só de ida, então Hal Jordan como Parallax chega e quer ajudar, então ele impede o garoto de morrer, entra no Sol e se sacrifica para destruir o Devorador e salvar todos.
Então, Hal Jordan morre, e na saga Dia de Julgamento que eu Nem Li & Nem Lerei (dupla sertaneja HU3), ele se transforma no novo Espectro, o Espírito da Vingança de Deus!
ERA GEOFF JOHNS
Lanterna Verde : Renascimento (2004)
Geoff Johns que atualmente é um dos responsáveis pelos títulos da Liga da Justiça e Superman na DC Comics, foi o cara que realmente mudou abruptamente o personagem, elevando ele a um nível totalmente diferente com uma criatividade sem igual e aumentando muito as vendas da editora.
Nessa HQ, é descoberto que Hal na verdade desde que colocou o anel, estava sujeito a uma desgraça, pois os Guardiões mantinham a entidade do medo chamada Parallax dentro da bateria do anel, e então um pouco foi para o Hal, o por isso do antigo cabelo branco, e o comportamento mais agressivo, então nessa trama, Hal luta para se livrar de Parallax quando seu corpo é novamente ressuscitado e então ele se livra da influência da criatura.
Após isso, a Tropa começa a se reerguer com John Stewart, Kyler Rayner, Guy Gardner, Hal Jordan e Kilowog.
Lanterna Verde Sem Medo (2005)
Aqui no quarto volume da revista do Lanterna Verde, reunindo as edições 1 a 6, temos Hal Jordan de volta as HQs como Lanterna Verde, e neste primeiro arco ele enfrenta alguns Caçadores Cósmicos, enfrenta o Mão Negra, encontra Hector Hammond, sofre um certo preconceito da Tropa por ter matado vários membros antigamente.
Tropa dos Lanternas Verdes : Recarga (2005)
Aqui é mostrado a Tropa dos Lanternas Verdes se reerguendo novamente, e é apresentada nessa minissérie em 6 edições uma das minhas Lanternas Verdes favoritas, a Soranik Natu, que vem de Korugar, o planeta de Sinestro e é uma médica muito boa, porém ela não é aceita mais em seu planeta todo após receber o anel devido à tirania de Sinestro, então a Tropa tem que proteger Oa de aranhas robóticas vindas do sistema Vega, um setor fora do alcance da Tropa, também é nos apresentado Vath de Rann e Isamot de Thanagar, e nessa mesma época está acontecendo a Guerra de Rann-Thanagar que leva diretamente à essa saga :
Crise Infinita (2005-2006)
Aqui está um grande evento importante, e mesmo já falando dela outras vezes, vou contar o porque é importante para as HQs do Lanterna Verde, nessa saga, o Superboy Primordial e Alexander Luthor querem recriar a Terra perfeita, pois a atual (Nova Terra, criada após a Crise) estava uma porcaria, o Superman matou, morreu, o Batman quebrou a coluna, Mulher-Maravilha assassinou Maxwell Lord, Hal Jordan matou quase a Tropa toda...
Então, resumindo, Alexander na tentativa falha de recriar a Terra Perfeita, é interrompido durante a batalha de Superboy contra Superboy Primordial que acabam destruindo a máquina que tinha o Antimonitor.
Superboy morre, o Primordial ainda vive, então Superman e Superman da Terra-2 vão atrás dele, eles passam por um sol vermelho e caem em Mogo, então Superboy mata o Superman da Terra-2 e é impedido pelo Superman.
Superboy é então aprisionado em uma prisão dentro de um sol vermelho em Oa e supervisionado por Lanternas Verdes a todo instante.
Não percam a segunda parte do guia, que irei falar sobre toda a fase da Guerra das Luzes, sendo a Guerra dos Anéis, Noite Mais Densa, Dia Mais Claro, Guerra dos Lanternas Verdes, Novos 52, etc!
6 comentários
Escrever comentáriosq Foda
ResponderEsse guia ficou muito maneiro, sempre boiava nas historias deles, vcs colocam cada evento importante, parabens.
ResponderMuito obrigado. Vocês foram o único guia completo mesmo que me fez entender a cronologia doida q é a DC.
ResponderÉ exatamente essa a ordem a ser seguida neh
ResponderParabéns ficou muito legal o guia.
ResponderMuito bom esse guia, mas podiam dar menos spoilers, quando eu for ler as historias agora ja vou saber metade dos eventos mais importantes
ResponderEmoticonEmoticon