"Primeiras Aparições" é um quadro aqui no blog que consiste em abordarmos algum personagem dos quadrinhos e fazermos uma resenha sobre sua primeira aparição nos mesmos, colocarmos nossa opinião sobre a HQ, e falarmos se vale ou não vale a pena ler essa HQ em questão.
Nome Original: Daredevil, The Man Without Fear #001
Ano de Lançamento: 1964.
Número de Páginas: 26 páginas.
Status: Fácil de encontrar por Scan.
Escritor: Stan Lee
Desenhista: Bill Everett
Nota: 9.0
Novamente temos o grande Stan Lee nos roteiros de um dos maiores heróis da Marvel na atualidade, idem a primeira aparição do Homem-Aranha (http://goo.gl/EXcmVo) Star Lee já havia toda a história e os conceitos do personagem já criados, tanto que ele surgiu em sua própria revista e não na HQ de algum outro personagem da Marvel, e idem a primeira aparição do Aranha, na primeira aparição do Demolidor, já é contada sua história, apresentado o personagem, e mostrado como que ele ganhou os seus poderes, e na minha opinião ninguém é melhor do que Stan Lee para fazer isso.
No enredo da HQ temos a princípio o Demolidor aparecendo do nada numa sala onde uns capangas jogavam poker enquanto esperavam que seu chefe, o Arranjador aparecesse. O Demolidor os pegam de surpresa, bate neles e espera ansiosamente a chegada do Arranjador, até que o herói diz seu nome, e a história para por algumas páginas para contar como o personagem surgiu. É contado que seu pai era conhecido como "Batalhador Murdock", que ele era lutador, e que mandava que seu filho, Matt Murdock, estudasse para que um dia possa se tornar alguém na vida, diferente do que seu pai se tornou, então Matt cresce e se foca cada vez mais nos estudos desistindo até de seu desejo de ser jogador de basebol ou futebol. Até que uma vez uns adolescentes começaram a chama-lo de Demolidor por passar o dia todo demolindo livros, e esse apelido o deixa com muita raiva, e para descontar toda a raiva que sentira ele começa a socar o saco de pancadas do seu pai até ele despencar e cair no chão, porém de certa forma ele acabou gostando disso, e passou a treinar por alguns meses.
O tempo passa, e a situação de seu pai fica mais difícil, e ele não conseguia nenhuma luta por causa da sua idade elevada, então infelizmente teve que recorrer a sua última opção. Ele vai se encontrar com o Arranjador que o da um contrato que basicamente dizia para ele entregar a luta, deixar seu oponente ganhar, e por mais que ele não queria fazer isso, ele não tinha outra escolha. Então quando Murdock vai contar o ocorrido para Matt, ele não está em casa. Matt Murdock estava na rua quando viu que um velho cego estava atravessando, e um caminhão com materiais radioativos estava vindo à seu caminho, perante aquilo Matthew não teve outra reação a não ser pular na frente do caminhão e salvar o velho, porém feito isso um material radioativo cai do caminhão direto em seu rosto, assim cegando ele pra sempre.
O tempo passa e por incrível que parece Matthew mesmo cego ainda treina sua musculação e continua estudando agora em braile, mas Matt sente que seus sentidos estão alterados depois do acidente, ele ouve melhor, cheira melhor, e até mesmo seu equilíbrio mudou, o que o faz pensar se o elemento radioativo quando entrou em contato com seus olhos mudou os sentidos dele. O tempo se passa novamente, agora Matt já terminou o ensino médio e está na faculdade estadual, onde conheceu seu companheiro de quarto, Foggy Nelson, que posteriormente passara a ser um grande amigo. Matthew ainda acredita que o elemento radioativo passa ter influenciado um pouco nele, sendo que agora tudo parecia mais fácil do que antes, e ai que é apresentado pela primeira vez os poderes do Demolidor, onde é dito que sua audição, seu paladar, seu olfato, e seu tato estão extremamente ampliados, sem falar é claro de uma espécie de radar que é citado, que da uma noção da onde as coisas estão, e que o impede de trombar em tudo quando caminha, tanto que tem um momento na HQ onde um senhor oferece ajuda para ele atravessar ajuda, porém Matt fala que consegue atravessar sozinho e pensa que o senhor não faz nem ideia do que ele é capaz de fazer com seus sentidos, e seu radar.
Com o tempo, Batalhador Murdock começa a ficar cada vez mais famoso, e ganhando mais lutas, porém as mesmas estavam sendo armadas sem ele saber. O Arranjador agora precisava que ele jogasse a toalha e perdesse sua próxima luta, porém Matt estava nas arquibancadas assistindo ele, e entregar a luta iria contra todos os critérios que ele ensinara à seu filho, perante isso, Murdock ganha a luta, e sai orgulhoso da academia pensando que fez o certo. Enquanto caminhava para casa Murdock é surpreendido por um dos capangas do Arranjador e é morto ali mesmo. Quando Matt recebe a noticia ele fica arrasado, mas as coisas vão se ajeitando, ele finalmente se forma, vira sócio de Foggy em sua própria firma de advocacia e conhece sua adorável secretária, Karen Page. Porém ele ainda não engoliu o que acontecera com seu pai, ele queria fazer algo, porém usar a força ia contra o que seu pai havia lhe ensinado, e o que ele havia prometido que nunca faria. Mas é claro que Matt não podia lutar, e usar a força que tinha, porém outra pessoa sim, o Demolidor podia.
Vestido com um traje amarelo que ele mesmo fez, Matt se apelidou de Demolidor, e usufruiu da bengala que sempre usou, para modificala, e transformou ela em uma espécie de bastão que era fácil de manipular, que ninguém desconfiaria, e que o herói poderia usar. Então vamos para o dia onde eles está com os capangas do Arranjador, à sua espera, querendo ir a findo com o assassinato de seu pai, e tirar satisfação com o homem que o matara.
Algo que eu acho muito interessante e que possivelmente alguns de vocês não sabiam é que originalmente como vocês podem ver na capa da edição o Demolidor tinha um traje amarelo, e não vermelho como o atual, para quem curtiu o personagem assim eu recomendo que leiam o Demolidor Amarelo que é uma HQ de origem pro Demolidor escrito por Jeoph Loeb e com os desenhos de Tim Sale, que é uma dupla que trabalhou bem com o personagem, e que fizeram uma história que me lembra muito as HQs clássicas do herói onde ele ainda usava esse traje. (Caso queiram saber mais sobre o Demolidor Amarelo, vocês podem conferir nossa resenha sobre a HQ clicando aqui).
Algo também que me chamou a atenção foi em uma parte em especifico da capa, (eu deixarei a imagem no final da postagem) aonde Stan Lee coloca o Homem-Aranha e diz "Lembra quando apresentamos o... Homem-Aranha, agora, continuamos a magnipotente tradição Marvel com... Demolidor" sem falar também em outra parte da HQ antes de começar história da mesma, onde o leitor é parabenizado por ter comprado a HQ, alegando que nos meses que seguiriam a publicação da mesma, aquela HQ se tornaria muito valiosa.
Então é isso. Fiquem ligados pois muitos "Primeiras Aparições" estão por vir, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
EmoticonEmoticon