Primeiras Aparições: Coringa
"Primeiras Aparições" é um quadro aqui no blog que consiste em abordarmos algum personagem dos quadrinhos e fazermos uma resenha sobre sua primeira aparição nos mesmos, colocarmos nossa opinião sobre a HQ, e falarmos se vale ou não vale a pena ler essa HQ em questão.
Nome Original: Batman #01
Ano de Lançamento: 1940
Número de Páginas: 11 páginas.
Status: Fácil de encontrar por Scan. E foi lançado como história segundaria no encadernado da Piada Mortal lançada pela Panini em 2015.
Escritor: Bill Finger.
Desenhista: Bob Kane e Jerry Robinson.
Nota: 9,0
Batman #01 contém 55 páginas e 3 contos diferentes, todos escritos por Bill Finger, e desenhados por Bob Kane e Jerry Robinson. O conto que adentrarei nessa postagem será apenas o primeiro que é o que contém a primeira aparição do Coringa, que hoje se tornara um dos maiores vilões de todos os tempos. Sua primeira aparição é bem curtinha, contém apenas 11 páginas, é uma leitura rápida, e eu recomendo pois é divertida, e tem um roteiro interessante, sem falar que é um tanto curioso ver como o personagem tinha sua personalidade na HQ, como agia e aperfeiçoava seus crimes.
Logo no inicio da edição temos o Coringa anunciando na rádio que meia noite mataria Henry Claridge e roubaria seu diamante. Logo as pessoas desconfiam de ser apenas uma piada ou algo do tipo, porém após ligarem na rádio elas percebem que aquilo não era parte da programação. Após a ameaça Henry Claridge chama a polícia e pede proteção, que os oficiais concedem prometendo proteger ele, e seu diamante.
O relógio bate meia noite, e nada do Coringa até que no nada Henry Claridge de sufoca e morre, porém é dito que ele não só morre, mas um grande sorriso abre seu rosto, ainda perplexo de como ocorreu o assassinato os policiais vão checar o diamante, e o mesmo havia sido roubado, logo é encontrada uma carta, denominada "Joker", e é dito que está é outra marca que o Coringa tem como diferencial. Após a confusão nos deparamos com o vilão sentado olhando o diamante enquanto diz, que na noite anterior tinha dado um veneno a sua vítima, e que na mesma noite já havia aproveitado e roubado o diamante, mostrando que estava sempre um passo a frente dos policiais, que ainda não foram capazes de desvendarem o crime.
Como se aquilo já não bastasse, Coringa aparece novamente na rádio local dizendo que desta vez as dez horas mataria Jay Wilde e roubaria seu rubi. Mais uma vez todos se apavoram, e nos deparamos com a polícia em volta da vítima fazendo de tudo para proteger ele. Agora são dez horas, Jay Wilde morre, e um gás paralisante paira sobre a área, dai a pouco sai o Coringa, que estava escondido, e que matou Jay com um dardo, e paralisou a todos, assim facilmente roubando o rubi.
O tempo passa e cada vez mais as pessoas querem pegar o vilão, tanto os policiais como os bandidos queriam pegar o cara, e a notícia de que Brute Nelson queria pega-lo se espalha, chamando dessa vez a atenção do Batman que fica na casa de Brute à espera de seu mais novo inimigo. Quando o vilão aparece, e o Batman vai atrás dele a policia vai atrás do Homem Morcego e o atrasa (nessa época a policia era contra o que o herói fazia). A partir dai começa a interminável briga entre o Batman e o Coringa, que querendo ou não dura deste essa HQ de 1940 até os dias de hoje, sendo que posteriormente na história, Robin (Dick Grayson) entra na briga e ajuda o Batman a prender o criminoso.
Algo que eu gostei bastante da HQ em si, é o modo como eles apresentam a personalidade do Coringa, e o modo como ele age, e comete seus crimes. É dito que o vilão tem como marca o sorriso que forma no rosto de sua vítimas ao morrerem, a carta "Joker" que é sempre encontrado no local de seus crimes, e principalmente a posição de preparo que ele tem, sendo que ele não se demonstra satisfeito apenas em cometer o crime, ele quer discórdia, ele anuncia o crime à todos, comete o mesmo de forma misteriosa, e deixa todos confusos perante seus métodos, o que de certa forma eu achei impressionante de ver sendo introduzido no vilão, o apresentando de forma terrível, mostrando como ele realmente é.
A HQ foi lançada aqui no Brasil como história segundaria do encadernado da Panini, A Piada Mortal (http://goo.gl/0Z7Fz4), que é considerado por muitos uma das melhores histórias do Batman de todos os tempos, e perante o grande pedido dos fãs, e por conta da importância do clássico escrito por ninguém menos que Alan Moore, o encadernado foi relançado em 2015, junto a outra HQ que eu particularmente gosto muito, Coringa de Brian Azzarello e Lee Bermejo (http://goo.gl/LGQkTw), ambas as HQs estão disponíveis em algumas lojas especializadas, e podem ser facilmente encontradas (por um preço as vezes mais elevado) no Mercado Livre. Eu recomendo que comprem principalmente a Piada Mortal, pois a mesma é espetacular, e é um dos melhores materiais que já li do Batman, sem falar é claro que contém nela a primeira aparição do Coringa, que é um dos vilões mais conhecido da DC nos dias de hoje.
Então é isso. Fiquem ligados pois muitos "Primeiras Aparições" estão por vir, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
EmoticonEmoticon