Fim dos Tempos: A Confusão...quer dizer, Conclusão! (Explicação da saga, com SPOILERS)


ATENÇÃO: TUDO O QUE É DITO NESSA POSTAGEM É APENAS BASEADO EM MINHA OPINIÃO, E CONTÉM SPOILERS PESADOS SOBRE O FINAL DA SAGA FIM DOS TEMPOS, TERRA 2 FIM DO MUNDO E CONVERGÊNCIA...

A Panini publicou a décima e última edição da mega saga Fim dos Tempos, na qual eu estava comprando e acompanhando desde a edição número 01 lançada em Abril de 2015. Como já falei na minha resenha sobre a saga (veja a resenha aqui), eu estava adorando ela, e realmente, eu amei a saga da primeira até a última edição, porém no desfecho da edição 48 (sim, a saga tem 48 fucking edições!), estava tão legal e então veio a maior DCpção da minha vida: O FINAL É UMA MERDA!!! Ok, não é pra tanto, o final é bom, porém um pouco decepcionante, eu gostei muito e não gostei, pois partindo do princípio de viagem no tempo, foi espetacular, mas partindo do princípio de após ler 48 hqs e não ter dado em nada, é decepcionante.

Bom, eu entendi o final e irei fazer 3 partes dessa postagem: Primeiro irei fazer um parágrafo geral resumindo as 48 edições, depois eu direi qual foi a mega confusão que a DC fez entre as 3 grandes sagas: Fim dos Tempos, Terra 2: Fim do Mundo e Convergência, e por último, direi o porque não gostei do final.

Primeiramente, como já dito na resenha, a saga inicia-se na edição 0 mostrando um futuro distópico pós-apocalíptico na qual o Irmão-Olho destruiu o mundo e matou a maioria dos humanos (e transformou a outra maioria em robôs). E quem é o Irmão-Olho? Bom, o Irmão-Olho é um programa de inteligência artificial criado por Batman e Senhor Incrível (que veio da Terra 2) para proteger e monitorar a Terra de possíveis ameaças, e que com o tempo, devido à sua grande inteligência, conseguiu conquistar tudo. Na trama vemos Terry McGinnis (o Batman do Futuro, que é um personagem que eu gosto muito) ajudando Bruce em uma missão de voltar 35 anos no tempo para impedir a criação do Irmão-Olho, apagando-o da linha do tempo e impedindo o futuro, porém, no momento de viajar pro passado Bruce é atacado por heróis que haviam sido controlados pelo Irmão-Olho, restando então a tarefa para Terry realizar. Ele volta no tempo, só que o grande problema é que o dispositivo de salto temporal estava configurado para o peso do corpo de Bruce, então isso alterou na viagem, e Terry ao invés de voltar 35 anos no tempo, voltou apenas 30, ou seja: aqui começa a saga, e ela se passa 5 anos no futuro a partir de agora!

Entre o período de agora e 5 anos no futuro aconteceu o seguinte: a Terra 2 foi destruída por Darkseid e seu exército de parademônios, e alguns heróis da Terra 2 vieram para a Terra 0 (a Terra dos títulos atuais é a Terra 0, não confunda com a Terra 1 que é outra coisa), e com eles vieram diversos refugiados sobreviventes da Terra 2, isso não tem problema algum, e então o Irmão-Olho que havia sido recentemente criado envia um sinal para as naves chamando os sobreviventes para a Terra, o problema é que alguns parademônios de Darkseid seguiram eles até a Terra 0, causando uma enorme guerra na nossa Terra, o que resultou em raiva e xenofobia com as pessoas da Terra 2, levando alguns a se esconderem entre as pessoas da Terra 0 e outros foram capturados pelo governo.

Tudo bem, agora vamos para 5 anos no futuro, Terry chega e tem a missão de acabar com o Irmão-Olho, nisso acontecem diversos eventos e (SPOILERS), Tim Drake (antigo Robin Vermelho) estava aposentado e namorando uma garota chamada Madison, que após ser capturada e feita de cobaia por Dr. Yamazake, sofre um grande acidente onde estavam Jason Rusch e Ronnie Raymond (Nuclear), porém durante o acidente Ronnie morre, Jason e Madison se fundem com a energia e tornam-se o novo Nuclear. Superman estava desaparecido desde a guerra da Terra 2 devido à uma missão muito secreta que ele se arrepende e se envergonha até hoje de ter feito (MAS A SAGA NÃO DIZ O QUE É!!! FILHA DA...), mas ele acaba se encontrando com Constantine, logo após então (pulando diversos e diversos detalhes importantes), nós vemos um ataque de Brainiac à Superman e ao Stormwatch (agora formado por Ray Palmer, o Átomo, Gavião Negro, Lady Ametista, Frankeinstein, Adão Negro e a Engenheira), depois de muita enrolação e muitos problemas, Brainiac faz um ataque à Nova York, e aqui preparamos para a saga Convergência, onde vemos diversos personagens do multiverso e linhas temporais como Jay Garrick pré-Flashpoint, toda a Sociedade da Justiça da América, Superman da Terra-2 Pré-Crise, Superman de Entre a Foice e o Martelo, Kid-Flash (Wally West), etc. Mas claro,  Superman e os grandes heróis conseguem deter o vilão após uma longa batalha, e chegamos ao que realmente importa: o desfecho de tudo.

No final, Terry está com Tim Drake, Plastique, Madison/Jason (Nuclear), Batman e o Senhor Incrível para tentar desativar o Irmão-Olho, mas como o mesmo foi programado por uma das maiores mentes que já existiram, isso é meio impossível, e durante um ataque do Batman misturado com o Coringa que veio de 30 anos no futuro enviado pelo Irmão-Olho, Terry sofre um ferimento grave e morre, então Tim Drake, o antigo Robin Vermelho, assume o manto do novo Batman do Futuro ao mesmo instante que o dispositivo de salto temporal é completamente renovado, permitindo a ele voltar 5 anos no passado onde tudo começou. Tim volta no tempo e promete encontrar-se com Madison no futuro, ao fazer o salto, ele aparece na Torre da Liga da Justiça, 5 anos no passado, no exato momento quando o Irmão-Olho havia sido criado, e em desespero pede para que ele não mande o sinal para os membros da Terra 2 e que se auto destrua pois no futuro ele iria ser mal, Irmão-Olho (que no começo era bom) escuta suas palavras e não manda o sinal, e inicia sua auto destruição, e para salvar a vida de Tim, ele o envia para 35 anos no futuro. Até aqui a saga estava realmente muito legal, mas aí temos o grande finale: Tim aparece no futuro da edição #00, e ele continua sem nenhuma alteração, o Irmão-Olho ainda conquistou tudo, e a guerra da Terra 2 aconteceu, então Senhor Incrível explica para ele que mesmo o Irmão-Olho se destruindo a 35 anos atrás, Tim apenas alterou a linha temporal nos eventos ao seu redor, sendo que a criação do Irmão-Olho e os refugiados da Terra 2 eram pontos fixos na linha temporal nas quais não podiam ser mudados por ele, e o então meus amigos, após 48 edições, o futuro continua destruído e não há nada que os heróis possam fazer para mudar, sendo uma grande perca de tempo a leitura de 48 fucking edições :) (valeu DC -.-).


Agora, qual foi a enorme confusão causada pela DC Comics entre as 3 sagas? Bom, em Terra 2 Fim do Mundo vemos a Terra 2 ser destruída por Darkseid, correto. Seguindo a linha cronológica os refugiados vão para a Terra 0 e acontece tudo que eu descrevi acima, porém após Fim dos Tempos temos a mega saga Convergência, e para quem não sabe (SPOILERS), no final de Convergência, Telos acaba criando um novo planeta para ser a nova Terra 2, ou seja, a Terra 2 nunca foi destruída após a Convergência, alterando toda a linha temporal, pois então não tiveram refugiados para ir à Terra 0, e se eles não foram, o Senhor Incrível não estava com Batman na criação do Irmão-Olho, apagando então a existência da saga Fim dos Tempos, ou seja, se você comprou ou leu a saga completa, sabe que foi uma perca de tempo, e se você leu Convergência, sabe que a perca de tempo foi maior ainda, pois ela APAGA FIM DOS TEMPOS DA CRONOLOGIA!!! AAHHHH!!!! Sim, a DC fez uma mega saga que tem um final que prova que a mesma é uma perca de tempo e que depois foi apagada da cronologia. Se você quer saber o desfecho de Fim dos Tempos, leia a nova mensal de Batman do Futuro, que encerra de vez na edição #06 toda a trama.

Bom, é isso, eu realmente gostei muito de Fim dos Tempos, a saga foi muito bem escrita e muito divertida devido à guerra, viagens no tempo, etc. Para alguns pode ser confusa devido à todos os eventos que acontecem em Terra 2 Fim do Mundo e Convergência, mas o final é realmente desanimador, pois mesmo que tenha sido legal o início e o meio da saga, foi praticamente uma perda de tempo tudo que você leu, entretanto, é claro que tem seus pontos positivos como viagem no tempo, uma guerra entre 2 Terras Paralelas e uma inteligência artificial que controlou tudo (o que eu realmente amei na saga), ou seja, algo bem ficção científica, mas eu não recomendo a leitura apenas pelo final, a não ser que você seja fã de finais sem explicação, daí eu recomendo totalmente.

Resumindo tudo: a saga foi muito boa, muito legal e divertida, com artes boas e personagens pouco explorados como principais, o que é realmente legal, mas o final é decepcionante, pois tudo que você leu em 48 edições não serviu para nada.

É isso aí pessoal, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Escrever comentários
Unknown
AUTOR
15 de novembro de 2016 às 08:42 delete

Eu sinto o mesmo que tu bro... Mas não foi perda de tempo. kkk É legal ter historias sem finais felizes. Mas o final de fato é broxante....

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8