Homem-Aranha: Feliz Aniversário - Resenha e Opinião

Hoje estou aqui para falar de Homem-Aranha, e irei tratar do segundo encadernado da segunda coleção de encadernados da Salvat, a vermelha.

Vamos começar então, o encadernado reúne as edições
Amazing Fantasy #15 (1962), The Amazing Spiderman Vol 1 Annual #1 (1964), The Amazing Spiderman Vol 2 #57-58 (2003) e  The Amazing Spiderman Vol 1 #500-502 (2003-2004).

O encadernado custa R$19,90 e conta a história de origem do Homem-Aranha, conta outra história clássica que foi quando ele enfrentou pela primeira vez o Sexteto Sinistro, um grupo de vários vilões dele, e temos mais 3 histórias uma sendo sobre o aniversário de Peter, outra sendo sobre a Tia May contando sobre a vida dela e outra mostrando sobre um alfaiate que fazia uniformes para heróis e vilões.

Começaremos então com a primeira história que vem, em Amazing Fantasy #15 que tem apenas 11 páginas porém um grande valor, pois ela criou aquele que é o maior símbolo da Marvel Comics, escrita pelo mestre Stan Lee e desenhada por Steve Ditko, nós vemos um garoto de 15 anos de idade chamado Peter Parker que é 

o que podemos chamar de um ''nerd'' e que não tem uma vida social e nem sorte com garotas, ele mora com sua Tia May e seu Tio Ben, um dia ele vai ver um novo experimento de ciências uma aranha que foi atingida por radiação o pica, alterando seu DNA e fazendo com que Peter desenvolva habilidades de aranha tais como escalar, super agilidade, força sobre humana e o sensor aranha. 

Após desenvolver suas habilidades, Peter participa de lutas para conseguir dinheiro, e depois constrói um dispositivo lança teias que ele mesmo produz, após isso ele aparece na TV exibindo seus poderes, então na hora de ir embora um ladrão está fugindo e ele não faz nada dizendo que este não é seu trabalho, após alguns dias hora que Peter volta para casa ele vê que tem uma viatura na casa de seus tios, então o policial diz que seu Tio Ben foi morto por um bandido.  Então ele vai atrás do bandido e descobre que é o mesmo bandido que ele deixou fugir, após sair de lá totalmente culpado, Peter leva a frase que seu Tio lhe disse para o resto da vida, que nesse mundo, Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades.

Eu já tinha lido a Amazing Fantasy #15 por scan antes do encadernado sair, e como sendo um grande fã do Homem-Aranha, posso dizer que acho a história sensacional, pois é muito aproximado da vida real e muitos conseguem manter uma ligação com o personagem pois ele reflete muito dos jovens mesmo sendo escrita em 1962, e na minha opinião essa HQ mostra o melhor trabalho de Stan Lee, que após essa HQ,
criou a revista solo do personagem e que para se ter uma noção em seu primeiro volume que começou em 1963 e durou 700 edições até 2013. Na verdade, para saber a origem do Homem-Aranha você nem precisa ler este quadrinhos, apenas assistindo os filmes consegue-se o entendimento pois na parte de origem ela é bem adaptada, o filme Homem-Aranha de 2002 de Tobey Maguire adapta muito bem, tirando o fato das teias orgânicas, já o filme O Espetacular Homem-Aranha altera muitos fatos, mas o principal ainda está lá!

A segunda edição é a The Amazing Spiderman Annual #1 de 1964, onde nós conseguimos ver pela primeira vez o Sexteto Sinistro. A formação original do Sexteto Sinistro foi com o Abutre, Kraven,Dr. Octopus, Homem-Areia, Mystério e Electro. 

Na trama, vemos Betty (primeira namorada de Peter, que trabalha no Clarim Diário) e Tia May sendo sequestrada, e os vilões alarma o Homem-Aranha pela cidade toda que se ele não aparecer, as 2 pobres inocentes irão sofrer, mas ele tinha perdido seus poderes do nada quando estava se culpando pela morte do seu Tio Ben. 

Então ele resolve ir atrás dos 6 vilões que agora se auto denominam o Sexteto Sinistro, e ao enfrentar o primeiro que foi Electro, ele percebe que seus poderes voltam, então descobre que a perda repentina era totalmente psicológica, somada ao fato que o tanto que ele se culpa pela morte do seu Tio estaria mexendo com seu psicológico, após isso ele derrota Kraven então o Tocha Humana oferece ajuda, mas Peter recusa, então ele derrota Mystério, logo após o Homem-Areia, depois o Abutre e por último o Dr. Octopus, após derrotar todos os membros então, o Homem-Aranha liberta as 2 reféns!


A história é realmente muito boa pois conseguimos captar a sensação de desespero de Peter ao ver 2 pessoas que ele ama sendo capturadas e ele não tem seus poderes para impedir os bandidos, e também marca por criar o maior de seus desafios que é enfrentar todos os seus vilões que ele dá duro para derrotar todos juntos de uma vez, e vale muito pela arte de Steve Dikto que tem uma página completa de desenhos para cada vez que ele derrota um vilão, realmente vale a pena a leitura!

A terceira história é o arco em 3 partes chamado Feliz Aniversário que reúne as edições The Amazing Spiderman vol 2 #57 & 58, e The Amazing Spiderman vol 1 #500, escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por J. Romita Jr., e eu vou falar a verdade, mesmo não sendo um super clássico como A Última Caçada de Kraven ou A Morte de Jean DeWolff, eu admito que essa pequena história pra mim é uma das melhores já publicadas do Aranha.

Nesta história, Peter já é um professor de Ciências e este é o dia de seu aniversário, e quando vai se deitar com Mary Jane, aparece um relâmpago vermelho, Peter então vai conferir o que está acontecendo, então ele chega e vê um monte de gente lutando como o Quarteto Fantástic, Homem de Ferro, Thor, contra umas criaturas estranhas, então Reed Richards, Thor, Ciclope e Homem de Ferro combinam seus poderes e mandam uma rajada gigante de energia nas criaturas, quando o Doutor Estranho chega e diz que eles fizeram merda pois essa energia era o que precisava para liberar Dormammu, um antigo inimigo do Dr. Estranho que é o fodão das magias, no meio da grande batalha de Dr. Estranho contra Dormammu, o Homem-Aranha se mete então o Dr. Estranho e o Aranha são mandados para outro lugar.

Agora, os 2 estão em um plano de existência fora do espaço e tempo, antes da criação, então Estranho consegue colocá-los no espaço certo, porém eles não conseguem ficar no tempo. Então Peter se separa de Dr. Estranho e ele tem que reviver todos os maiores momentos de sua vida novamente até chegar no tempo correto. Peter primeiramente vai para o futuro e vê ele mesmo morrendo, depois volta para quando foi picado pela aranha, então ele começa a reviver momentos que ele passou como a batalha contra o Homem-Areia, contra o Abutre, Lagarto, Electro e vence da mesma maneira que a da primeira vez, ele não pode alterar nada se não ele altera a linha do tempo, depois ele luta contra Mystério, Hulk (na primeira aparição do Duende Verde), a vez que ele levantou uma enorme instalação para salvar sua Tia May que precisava do de um soro para sobreviver, a vez que o Duende mata Gwen e ele novamente não consegue salvá-la, e então ele revive todas suas grandes batalhas e fica completamente exausto e finalmente chega ao tempo certo.
Ao chegar em seu tempo, Peter impede que os outros heróis usem a rajada então Dr. Destino lhe dá um presente de aniversário, uma casinha dourada brilhante.
Após abri-la ele tem 5 minutos, então encontra Tio Ben, que pergunta à Peter se ele é feliz com sua vida, e que isso é a única coisa que importa para ele, e Tio Ben diz também que se Peter é feliz, ele cumpriu seu trabalho em vida como o amigo e mentor de Peter.

Eu admito que quando li a história fiquei arrepiado e até mesmo encheu meus olhos de lágrimas, a conversa de Peter com seu Tio é realmente muito emocionante e a trama em si é muito bem desenvolvida, envolvendo viagem no tempo e um final tão impactante para os fãs do Aranha, eu recomendo para absolutamente todo mundo ler esta história.

As últimas histórias dessa HQ são Sábado no Park com a Tia May, que é o título da The Amazing Spiderman vol 1 #501 que mostra apenas como a Tia May encara toda essa coisa de Peter ser o Homem-Aranha pois desde pequeno ela o protege e muito, e na história vemos que na verdade, todo sábado ela vai para conversar e contar as aventuras de Peter para May, Richard e Ben Parker.

A outra história é chamada Vai Levar Calças Também, Moço? e é o título da The Amazing Spiderman vol 1 #502, e a história é sobre um alfaiate que faz as roupas dos heróis e alguns vilões e dessa vez ele fez para o Matador, e seu neto diz que é errado ele não informar à polícia o que os vilões irão fazer, então ele contacta o Homem-Aranha para que ninguém desconfie, após isso ele explica sua situação para o Aranha, que no dia seguinte impede o Matador de atirar em um promotor público. 
O Matador então vai tirar satisfação com o alfaiate porém o Aranha chega lá e impede ele, prendendo-o e o Aranha recebe uma proposta de uniforme novo, e este uniforme é o que ele viu o ele do futuro usando quando ele morre.  

Galera, é o seguinte, recomendo muito comprar esse encadernado, ele tem 216 páginas em capa dura e pelo preço de 20 reais que é totalmente acessível, pode ser adquirido em bancas, mercado livre ou pela Livraria Cultura.

Eu sou um grande fã do Aranha, é o meu 4º herói favorito, porém eu sou muito mais fã da DC Comics, é o que eu mais leio, da Marvel só leio o Aranha, as sagas e Vingadores, e por isso o encadernado dos Vingadores que já fiz postagem e esse serão os únicos que irei comprar dessa coleção pois estou guardando a grana para outras cosias, mas pretendo sempre publicar das 2 editoras, mesmo publicando muito mais sobre a DC Comics, gosto de deixar claro que mesmo com preferência pela DC Comics eu não a considero melhor que a Marvel e nem vice versa, é isso ai, até mais todos e futuramente irei fazer o guia de leitura do Homem-Aranha e vai ficar grande eu acho, não percam pessoal!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8