5 Recomendações: Grant Morrison na DC Comics!


O "5 Recomendações" de hoje é sobre as obras do Grand Morrison na DC Comics que mais recomendamos à vocês, sendo que ele é um dos meus escritores favoritos, junto a Geoff Johns, Mark Waid, John Byrne, entre outros...

Vamos lá então...


5 – Crise Final

Crise Final é um quadrinho muito controverso. Há pessoas que adoram e que odeiam, o motivo? Principalmente pela sua dificuldade de compreensão, pois é uma história muito ampla e complexa, e além de tudo, é necessária uma boa compreensão do que estava se passando no Universo DC até esse ponto. Mas se você conseguir entender a história, e o que Grant Morrison quis mostrar, acredito que pode gostar! Crise Final é uma HQ que eu gosto bastante, não é nem de perto a melhor Crise da DC Comics, mas consegue marcar principalmente pelo seu plot, que é muito interessante.

Era para Crise Final ser uma crise definitiva, com um desfecho de toda a cronologia da DC, que ocasionaria o reboot, mas não foi o que aconteceu, e a DC estendeu sua cronologia até 2011, que foi resetada após os eventos de Ponto de Ignição...Mas claro, se não fossem os eventos de Crise Final, não teríamos um Ponto de Ignição, tornando essa saga importante no cânone oficial da editora.

Em Crise Final, temos Darkseid apossado da Equação Antivida e convertendo pessoas para a escuridão, enquanto o céus ficam vermelhos, e mais uma enorme crise envolvendo as Terras da DC Comics entram em jogo. Vale notar que desde os eventos de Crise Infinita, o Multiverso da DC Comics foi restabelecido e possuía 52 terras paralelas, sendo a principal Terra, a Terra 0. 

Existem diversos motivos que tornam a Crise Final importante para a cronologia da DC Comics, um deles é que foi nessa saga que Morrison deu seus primeiros passos com alguns personagens que foi reutilizar novamente para frente, durante os Novos 52, e também, o mais importante motivo: o grande retorno de Barry Allen para os quadrinhos!

História originalmente publicada em Final Crisis #01-07 (2008-2009), e publicada no Brasil pela editora Panini nas páginas de Crise Final nº 01 a 07 (2009-2010) e no encadernado Crise Final – Edição Definitiva, publicado em 2014.


4 – LJA

Outra grande mudança que Grant Morrison fez na DC foi a reinvenção de um título da Liga da Justiça, no ano de 1997, quando a DC quis trazer de volta a Liga da Justiça, que estava meio desaparecida desde os eventos de Zero Hora.

Grant Morrison traz a liga em sua formação original, porém com os membros diferentes, agora temos o Flash (Wally West), Lanterna Verde (Kyle Rayner), e temos simplesmente a melhor fase da equipe nos quadrinhos, com diversas histórias icônicas, começando com Nova Ordem Mundial, Terceira Guerra Mundial, temos também one-shots e edições especiais, como LJA Terra 2, da qual já fizemos resenha (confira aqui).

Essa fase da Liga da Justiça é uma das melhores na minha opinião, e também teve alguns de seus arcos adaptados para a animação Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.

História publicada originalmente em JLA Vol 01 #01-41 (1997-2000), e publicado no Brasil pela Editora Abril no título mensal, Os Melhores do Mundo. 




3 – Multiverso DC

Multiverso DC, ou Multiversity como é popularmente conhecida pelos leitores, é considerado como tudo o que Grant Morrison queria fazer com a DC Comics desde a Crise Final, pois aqui ele reintroduz personagens mostrados lá em 2008, e também é algo bem grandioso mostrando o Mapa do Multiverso, explicando como funcionam todas as realidades da DC, o Quarto Mundo com Apokolips e Nova Gênese, toda a separação da Força da Aceleração, a Fonte, etc.

O mais interessante de Multiverso DC é a forma na qual Grant Morrison explora as cinquenta e duas Terras do Multiverso, e como uma invasão causada por seres totalmente desconhecidos pode causar tamanha destruição ao mesmo...

História originalmente publicada em The Multiversity #01-02,  The Multiversity: Society of Super-Heroes, The Multiversity: The Just, The Multiversity: Pax Americana, The Multiversity: Thunderworld Adventures, The Multiversity: Guidebook, The Multiversity: Mastermen, The Multiversity: Ultra Comics (2014-2015), e no Brasil publicado pela Editora Panini na revista mensal Multiverso DC 01 a 09.



2 – Grandes Astros: Superman

Aqui meus amigos, estamos diante de um quadrinho que eu quase idolatro! Grandes Astros Superman é para mim, uma das melhores, se não for a melhor, história do Superman de todos os tempos. Trazendo de volta alguns conceitos da Era de Prata e combinando diversos elementos retirados de DC Um Milhão, se passando quase no mesmo universo, Grandes Astros nos mostra o Superman sendo o Superman! 

Basicamente em Grandes Astros, vemos que Superman está morrendo após uma missão de resgate de uma tripulação que era perto do Sol e acabou energizando suas células a um ponto onde sua vida estaria em risco, e é dito que há uma profecia na qual o Superman cumpriria alguns feitos marcantes antes de morrer e salvar toda a humanidade. 

É realmente muito interessante a forma na qual Grant Morrison conta, mostrando diversos lados do Superman, com um destaque para um momento onde ele faz uma jovem desistir de se suicidar, que eu acho fantástico.

História originalmente publicada em All Star Superman #01-12 (2006-2008), publicado no Brasil pela Editora Panini em Grandes Astros Superman nº 01 a 12 (2007-2008) e no encadernado de mesmo nome, em 2012.


1 – DC Um Milhão

Em primeiro lugar, essa que considero a melhor coisa que Grant Morrison já escreveu! Já fizemos uma resenha dessa saga (confira aqui) e de suas especiais (confira aqui).

Quando li DC Um Milhão, achei simplesmente sensacional, tanto o arco principal, quanto suas especiais valem muito a pena. DC Um Milhão é basicamente uma das maiores homenagens aos grandes heróis da DC, principalmente ao Superman. 

Na trama, a Legião da Justiça A (equipe de super-heróis do século 853) volta no tempo para convidar a LJA para ir ao futuro e presenciar o retorno do Superman Prime, que seria na verdade, o verdadeiro Superman, que adquiriu tamanho poder conforme os anos e ficou exilado no Supersol durante 15 milênios. Com a proposta, os membros da Legião da Justiça A ficariam no século 20 para não deixar a Terra desprotegida, mas o que nenhum deles contavam era com um plano muito bem elaborado entre Vandal Savage e Solaris.

DC Um Milhão é uma das melhores sagas da DC Comics, sendo juntamente parte da fase de Grant Morrison na revista LJA, tendo bastante ligações, e que eu recomendo para que todos os fãs da DC leiam!

História publicada originalmente em DC One Million #01-04 (1998), e publicada no Brasil pela Editora Abril em DC Um Milhão nº 01 a 04 em 2000.

Tem muitas outras obras do Grand Morrison na DC Comics que devem ser lembradas, (como a fase dele no Homem-Animal por exemplo) mas de qualquer jeito eu tinha que selecionar apenas cinco, e acabei escolhendo essas, mas se quiserem uma parte dois, com mais cinco HQs que recomendamos desse grande escritor, basta deixar nos comentários!

Então é isso, espero ter ajudado, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/intothecomicverse/), para ficar por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8