Guia de Leitura: Supergirl - Parte 1



Bom pessoal, aproveitando o grande sucesso da série da Supergirl, resolvi fazer um Guia de Leitura para quem for fã da personagem, e ela realmente tem histórias muito legais, e considero a Última Filha de Krypton a minha terceira super-heroína favorita, vamos lá!

                       01 - Action Comics #252 (1959)


Na edição nº 252 da revista Action Comics publicada em Maio de 1959, foi introduzido pela primeira vez uma figura feminina do Superman, sendo mais jovem e foi um dos marcos da Era de Prata quando a Família Superman começou a surgir assim como Krypto O Super-Cão. Na história, Superman encontra um foguete que acaba de cair na Terra, e ao ir em direção à ele descobre que é igual ao que o trouxe de Krypton, ou seja, há uma pessoa dentro, quando de repente, uma garota loira aparece dizendo também ser de Krypton, e contando sua história. A garota chama-se Kara Zor-El, era de uma cidade Kryptoniana chamada Argo City, e quando o planeta explode, sua cidade acabou ficando em segurança e com um resto de ar, mas os pedaços de Kryptonita do planeta estava matando-os, então seu pai, Zor-El, constrói um foguete para enviá-la à Terra, pois lá estaria o Superman.

Quando Clark tenta confortar a garota, acaba descobrindo que Zor-El era irmão de Jor-El, seu pai, então, descobre-se que a garota é na verdade sua prima, ou seja, a única membro de sua família kryptoniana que ainda estava viva. Então, Kara vai para um orfanato no início antes de começar sua carreira como uma super-heroína e adota a identidade secreta de Linda Lee.
Essa foi a primeira aparição da verdadeira Supergirl, ou seja, Kara Zor-El, a prima do Superman, mas não confunda com a Super-Girl, uma versão feminina e robótica do Superman que apareceu na edição #123 da revista Superman em Agosto de 1958.

                        02 - DC Comics Presents #29 (1981)




Essa é uma edição muito interessante para os fãs do Homem de Aço e que envolve a Supergirl. Todos sabem que na era Pré-Crise, o Superman, a Supergirl e os Kryptonianos possuíam poderes absurdos, e nessa edição nós vemos isso mas de uma forma bem mais interessante. Na trama, Supergirl acaba sendo hipnotizada e fica inconsciente, então ela sai voando sem rumo espaço à fora, e seu primo Superman calcula a velocidade de seu voo e vai atrás para salvá-la.

A Garota de Aço em sua inconsciência acaba voando mais rápido que a velocidade da luz, ultrapassando as barreiras dimensionais que permitem que os mortais passem, então Superman ultrapassa tais limites, indo praticamente aonde um mortal jamais foi. Logo ele encontra sua prima, mas ao quase alcança-la, é parado pelo Espectro, pois ele foi à um lugar onde nenhum mortal é permitido. Superman tenta confronta-lo mas falha, pois o mesmo é onipotente, então ele tem uma breve conversa muito legal com a própria Presença (que meio que manda no Espectro), que percebe que afinal, que tudo o que bastava era que ele pedisse para que o Espectro a trouxesse de volta.
É uma edição realmente interessante pois mostra a conversa entre Superman, o Espectro e Presença, e tirando o fato dos poderes absurdos da era Pré-Crise, é uma edição muito boa e que vale a pena ser lida. Outra coisa interessante é a relação de família que Superman tem com sua prima, o que é perdido na era Pós-Crise, pois vemos nessa edição que ele faria de tudo para salvar sua prima, e eu acho isso muito legal, pois mesmo com seus pais adotivos, Lois Lane, etc, Kara é sua verdadeira e única família de sangue, e eles tem um laço muito legal que fica em evidencia nessa HQ.

               03 - Crise nas Infinitas Terras (1985-1986)

Sem muito o que falar, a Crise nas Infinitas Terras está em quase todos os guias de leitura de personagens da DC Comics, e claro que ela é mega importante na história da Supergirl, pois como todos vemos nas capas da Crise, há a famosa capa da edição #08 onde vemos o Superman sofrendo e segurando sua prima morta em seus braços.

Durante a Crise nas Infinitas Terras, os grandes heróis fazem uma investida ao Antimonitor, e durante a batalha, o mesmo dispara uma rajada de Antimatéria no Superman, mas sua prima entra na frente para salvar a vida de seu primo, e mesmo os Kryptonianos com seus grandes poderes e enorme resistência não são páreos para Antimatéria, e a mesma morre. É uma cena realmente triste e muito emocionante, na qual Kara diz ao seu primo: “Eu queria que você ficasse a salvo...você significa tanto para mim. Você está chorando...por favor, não chore...você me ensinou a ser corajosa, e eu fui...eu te amo por tudo que você é...e por tudo que representa.” E depois vemos o Homem de Aço chorar de tristeza e raiva do Antimonitor...caramba, essa saga é muito foda!
A Supergirl Pré-Crise da Terra-1 é então apagada da existência e reaparece como Kara Zor-El apenas em 2003. Caso queira saber mais sobre Crise nas Infinitas Terras eu recomendo que você dê uma olhada na nossa resenha específica desse grande clássico da DC Comics clicando aqui.

                          04 - Superman vol 2 #16


Em geral essa HQ não é necessariamente uma HQ clássica dela nem nada do tipo, ela é apenas importante para a cronologia da personagem.

Após a Crise nas Infinitas Terras a Supergirl foi apagada da existência, ou seja, ela não existia na nova cronologia estabelecida pela DC Comics após 1986, então John Byrne cria uma nova Supergirl que acaba aparecendo na última página da 16ª edição do segundo volume da revista Superman, na qual a mesma aparece desmaiada, o que nos leva ao próximo arco:

05 - Superman: Vidas Paralelas se Encontram no Infinito (1988)

Também conhecido como A Saga da Supergirl, aqui é introduzida a Supergirl Matriz, ou seja, a Supergirl que veio do Universo Compacto, aquele criado por Byrne para introduzir o Superboy, como visto no Guia da Legião dos Super-Heróis Parte 01, e esse arco mostra muita coisa como a grande surpresa do Superman ao encontrar uma garota semelhante a ele porém mais poderosa, ela é feita de Protomatéria e tem a habilidade de mudar sua aparência.

Esse arco também é muito famoso devido ao fato que o General Zod e seus 2 leais seguidores do Universo Compacto destroem o Planeta Terra de lá, e como são muito mais poderosos que o Superman, o mesmo fica sem opções e então mata os 3 criminosos, prendendo-os em uma sala coberta com Kryptonita do Universo Compacto (que não faz mal ao Superman), sendo essa uma das únicas vezes que o Homem de Aço matou seu inimigo à sangue frio, o que também o atormentou por um longo tempo após essa decisão.


                            06 - A Morte do Superman (1993)


A Supergirl é outra figura muito importante durante a grande mega saga A Morte do Superman, estando ao lado de Lex Luthor sem saber de seus planos malignos, e claro, sendo uma das maiores importâncias da saga principalmente quando começam a surgir os supostos Supermen diferentes como o Erradicador que usava um óculos de sol estranho, o Superman Ciborgue, o novo Superboy que clamava ser o novo Superman e ficava flertando com a mesma, e o Aço, uma figura diferente que utilizava uma armadura e um martelo de aço carregando o símbolo do grande herói “falecido”.

                    07 - Supergirl de Peter David (1996)


Essa é uma das mais famosas fases da personagem, na qual vemos a vida de uma garota chamada Linda Lee Danvers (referência à Linda Lee, a identidade secreta de Kara na era Pré-Crise) que era uma fã da Supergirl (ainda a Matriz), e que após um acidente que a deixa em um estado mortal, a Supergirl resolve fundir-se à garota para salvá-la, gerando na criação da mais nova Supergirl dos quadrinhos, a Supergirl Linda Danvers, também conhecida como a Supergirl de Peter David, onde Linda Lee Danvers é também a Supergirl Matriz que fundiu-se a ela, dando à Linda todas as memórias da heroína.

Nessa nova fase, a Supergirl onde ela recebe diversas mudanças principalmente no Uniforme, sendo este o mesmo usado pela Supergirl no desenho Superman: A Série Animada e em Liga da Justiça Sem Limites. A Superigirl de Peter David sofreu diversas mudanças como o fato de que ela durante uma época tornou-se um anjo, e perde-se também o laço familiar que existe entre ela e o Superman, que não é mais seu primo, com uma relação totalmente diferente do que se tinha na era Pré-Crise.

                 08 - Supergirl: Os Últimos Dias (2003)



Este é o arco que encerra o quarto volume de publicações da revista Supergirl, ou seja, as 80 edições escrita por Peter David, sendo este as edições 75 a 80, onde vemos a verdadeira Supergirl, Kara Zor-El, pousar na Terra, e sendo descoberta por Linda Danvers, a Supergirl atual, gerando em uma enorme confusão na cabeça de todos.

Então Linda torna-se amiga de Kara e tenta estabelecer a kryptoniana em uma vida normal, levando-a à um colégio, com uma identidade secreta, porém o Espectro aparece para avisar Linda que há algo muito errado com essa nova e suposta Supergirl, e que sua presença não pode ocorrer nesta realidade, pois seu destino é morrer durante a primeira Crise, ou seja, um vilão chamado Fatalista de alguma forma desvia seu destino, então Linda decide que ela não terá que morrer e vai em seu lugar, porém acaba chegando à realidade na qual Kara deveria estar, então ela altera toda a realidade em que está, enquanto Kara começa a sofrer os efeitos de ter desviado seu destino, sendo que ela terá realmente que morrer durante a Crise. Linda casa-se com Clark na realidade alternativa e tem uma filha, mas é obrigada a abandoná-la para que possa voltar à sua realidade e enviar Kara contra sua vontade para que o universo volte a ter ordem.

Para mim essa é uma das melhores histórias da Supergirl, pois envolvem as 2 Supergirls de eras diferentes, e outro ponto alto são as artes de Ed Benes e o grande roteiro de Peter David.

Então é isso, essa é a primeira parte do guia, a segunda parte sairá em breve, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Outra coisa importante de se falar é que as HQs da Supergirl são muito interligadas com as do Superman, então eu recomendo que veja o nosso guia do personagem, para se situar melhor na cronologia e se aprofundar mais nas HQs dos dois. Confira a parte 1 do Guia do Superman clicando aqui, a parte 2 clicando aqui, e parte 3 clicando aqui

Então é isso, abraço e até o próximo guia... 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

4 comentários

Escrever comentários
23 de agosto de 2016 às 13:19 delete

07 - Supergirl de Peter David (1996)

Quais os capítulos dessa é pra ler?

Responder
avatar
24 de agosto de 2016 às 05:57 delete

Então, João Ricardo, bom, o Peter David escreveu a série completa, mas se quiser, recomendo que leia as primeiras edições, pra ter uma introdução de como será a revista (leia as 6 ou 10 primeiras, fica por sua conta, pois esse título não tem muitos arcos fechados e separados pra ler), e também recomendo que leia o último arco do título (Supergirl - Os Últimos Dias), pois é realmente MUITO bom!

Espero ter ajudado, valeu!

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
24 de outubro de 2020 às 07:07 delete

Onde eu encontro as HQs da supergirl de peterdavid

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8