Guia de Leitura: Capitão América - Parte 1




Finalmente, aproveitando o filme que está prestes a sair, estamos fazendo um pequeno guia de leitura para aqueles que querem entender um pouco da cronologia do nosso grande Sentinela da Liberdade, aquele que é para mim um dos melhores personagens da Marvel (junto ao Aranha, claro), o nosso grande Capitão América!

01 – Os Vingadores Vol 1 #04 (1964)


Esse não é um quadrinho de origem do personagem porém muitos consideram essa a verdadeira origem dos Vingadores, tratando de quando o Capitão América foi resgatado nos quadrinhos, tendo sua primeira aparição na chamada Era de Prata, quando Stan Lee e Jack Kirby trouxeram esse grande personagem, e na trama, os Vingadores acabam achando o corpo de Steve Rogers congelado e o mais impressionante, o Capitão estava vivo. Mesmo após mais de duas décadas em hibernação, o mesmo volta ao "normal" e só consegue se lembrar de seu amigo Bucky, que estava em grandes problemas antes de perder a consciência.

Os Vingadores #04 de 1964 é um marco nos quadrinhos por trazer de volta o Capitão América e criar a grande formação dos Vingadores que é conhecida até os dias de hoje, sendo que muitos não sabem, mas o Steve Rogers não foi um dos fundadores da equipe.
O título foi publicado em The Avengers Vol 1 #04 em Março de 1964 e pode ser achada na Coleção de Graphic Novels Marvel Clássicos da Salvat nº 01, publicada em Dezembro de 2015.

02 - Capitão América - Nunca Mais! (1987)


Outro grande clássico na vida de Steve Rogers, o arco Nunca Mais! é escrito por Mark Gruenwald, nas quais muitos consideram um dos melhores escritores do personagem, e nesse grande arco vemos basicamente o Capitão América voltando-se contra o governo dos Estados Unidos, após o retorno do Superpatriota, um herói violento que já havia entrado em conflito com o Capitão América, e agora retorna e ganha notoriedade após impedir um ataque terrorista em Washington, e isso faz com que diversos membros da Comissão de Assuntos Superhumanos se questione em relação ao Capitão América, pois o mesmo havia sido um experimento do governo. Após uma absurda decisão, o governo lança um ultimato sobre Steve Rogers: ou ele volta a trabalhar exclusivamente para o governo, ou será obrigado a pendurar o manto do Capitão América, mas o mesmo recusa-se a tornar-se apenas um instrumento bélico do governo. Steve Rogers assumi assim uma nova identidade, um uniforme negro e passa a chamar-se apenas de Capitão, vemos então toda a dificuldade que Steve tem em decorrer desse longo arco que é um dos melhores do personagem na minha opinião.

O arco Nunca Mais! foi publicado nas edições de Captain America Vol 1 #332 a 350, entre 1987 a 1989, e no Brasil foi publicado nas edições de Capitão América Nº 151 a 161 pela Editora Abril entre 1991 e 1992.


03 – As Aventuras do Capitão América - O Sentinela da Igualdade (1991)



Publicada em 4 partes entre Setembro de 1991 à Janeiro de 1992, As Aventuras do Capitão América reconta a história de origem do personagem para uma época mais moderna, mostrando a rejeição de Steve Rogers para o exército, como o mesmo conseguiu juntar-se e aderir ao soro do supersoldado, como conheceu Bucky e vemos diversas de suas aventuras da Era de Ouro recontadas com uma arte muito legal de Kevin Maguire, e com um roteiro mais divertido e menos “bobo” em relação aos antigos quadrinhos, tornando essa história imperdível para quem quer conhecer a origem do herói.

As Aventuras do Capitão América - O Sentinela da Igualdade foi publicada no Brasil pela Editora Abril, e pode ser encontrado em As Aventuras do Capitão América - O Sentinela da Igualdade Nº 01 a 04 publicadas em 1992.


04 - Capitão América - Operação Renascimento (1995)


Parte das histórias do Capitão América e da Marvel em geral na década de 90 estava com uma baixa qualidade, sendo esse um momento pouco favorável à editora que também quase entrou em falência tendo que vender o direito de seus personagens para estúdios de filmes, porém Operação Renascimento foi o que trouxe de volta o título do personagem à indústria de quadrinhos, sendo escrita por Mark Waid e desenhada por Ron Garney, na trama é reintroduzida a grande paixão de Steve Rogers, Sharon Carter de volta aos quadrinhos, destacando o Caveira Vermelha como um dos verdadeiros e maiores vilões do Universo Marvel, com um roteiro mais voltado para algo abstrato, não seguindo uma linha tão realista conforme outros quadrinhos.

Mark Waid traz de volta o Capitão América tornando-o relevante novamente, com alguns momentos absurdos pela trama, que pode ser facilmente identificado em uma leitura muito divertida.
Na trama, Steve quase morre devido à uma reação do soro do supersoldado, e quando é “ressuscitado”, percebe que o Caveira Vermelha está de volta, e a procura do Cubo Cósmico, e também descobre que sua antiga amada, Sharon Carter (também conhecida como Agente 13) não estava morta.

Capitão América – Operação Renascimento foi publicada em Captain America Vol 1 #444 a 454 entre Outubro de 1995 e Agosto de 1996, no Brasil foi publicado pela Editora Abril em Marvel 98 nº 02 a 05 em 1998, e também foi publicado em encadernado pela Editora Panini em agosto de 2009.

05 - Guerra Secreta (2004)


É um quadrinho importante que envolve principalmente Nick Fury, a S.H.I.E.L.D e Capitão América, contando de um evento na qual Fury reuniu alguns membros do Universo Marvel para atacar secretamente Lúcia Von Bardas, a primeira-ministra da Latvéria, e como era um ataque à esse país, tal evento poderia gerar uma grande guerra, porém o maior problema era que todos aqueles que participaram do evento não tem lembranças do ocorrido, sendo apenas lembrado por Steve Rogers e Nick Fury, tornando assim Guerra Secreta um evento importante para a cronologia do Capitão.

Guerra Secreta foi escrita por Mark Waid em 2004, e foi publicada originalmente em Secret War Vol 1 #01 a 04 entre Abril de 2004 e Julho de 2005.

06 - Vingadores A Queda (2004)


O arco Vingadores A Queda é talvez um dos mais importantes para a equipe, repercutindo entre todos os Vingadores que sofreram no processo, mostrando exatamente o que diz no título, ou seja a Queda dos Vingadores, quando a equipe em sua formação mais duradoura acaba por se desmanchar.

Na trama, tudo acontece devido à um ataque organizado pelos Kree que destrói a mansão dos Vingadores. Durante todo o desespero gerado através do desenvolvimento do arco, presenciamos a morte de alguns Vingadores que são muito importantes, tais como o Homem-Formiga (Scott Lang), o Visão, e um dos mais marcantes, o Gavião-Arqueiro que se sacrifica para destruir uma nave Kree, sendo que posteriormente é descoberto algo ainda pior, é descoberto que tudo que havia acontecido estava relacionado à Feiticeira Escarlate. Quem quiser continuar acompanhando o desfecho dessa história, leia Dinastia M, na qual não irei falar no guia por não ter muita relação ao Capitão América, porém é uma HQ que eu recomendo muito, e que eu particularmente acho espetacular.

Escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por David Finch, Vingadores A Queda foi publicado nos Estados Unidos nas edições de The Avengers Vol 1 #500 a 503 e Avengers Finale #01 entre Setembro e Dezembro de 2004, sendo publicado no Brasil pela Editora Panini em Os Poderosos Vingadores nº 21 a 24 entre 2005 e 2006, foi também publicada no encadernado Vingadores A Queda pela Panini em 2008 e foi recentemente publicada na edição nº 34 da Coleção de Graphic Novels Marvel da Salvat.


07 - Os Novos Vingadores Motim (2005)


Logo após a queda da equipe, Brian Michael Bendis iniciou um novo título chamado Os Novos Vingadores, trazendo seu primeiro arco, Motim.

Na trama, Os Vingadores não existem mais, e a ausência dos Heróis Mais Poderosos da Terra abre caminho para um insidioso plano de fuga da Balsa, a instalação de segurança máxima da penitenciária da Ilha Ryker, onde os supercriminosos mais perigosos do mundo cumprem pena. Mas um grupo de heróis reunidos pelo destino estará lá para impedir que isso aconteça e ressuscitar uma lenda. Acontece então o nascimento de uma nova equipe de heróis, os Novos Vingadores, agora formado por Homem-Aranha, Wolverine, Capitão América, Mulher-Aranha, Homem de Ferro, Sentinela, e Luke Cage.

Os Novos Vingadores: Motim foi publicado originalmente em The New Avengers Vol 1 #01 a 06 entre Janeiro de 2005 a Junho de 2005.

08 - Capitão América - Tempo Esgotado (2005)


Já fizemos uma resenha dessa grande história no blog (confira aqui), e claro, inicia a grande fase de Ed Brubaker na revista do Capitão América, sendo uma das melhores fases do personagem até os dias de hoje.
Tempo Esgotado inicia-se após a queda da equipe, e durante a nova formação, e logo de início nos deparamos com o retorno do Caveira Vermelha a Nova York para organizar uma maneira de acabar definitivamente com Steve Rogers, e enquanto isso, Sharon Carter confere o que está acontecendo com o Capitão América, que esteve mais distante e violento nos últimos tempos.

 No enredo logo de início nos deparamos com uma suposta morte do Caveira Vermelha por uma figura desconhecida, o que leva Steve e a SHIELD à uma profunda investigação para achar quem é o misterioso assassino.

Capitão América - Tempo Esgotado foi publicado em Captain America Vol 5 #01 a 07 entre Janeiro e Julho de 2005, podendo ser encontrado na Coleção de Graphic Novels da Salvat nº 44, e no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América – O Soldado Invernal.

09 -  Capitão América - O soldado Invernal (2005)


Continuando diretamente de onde Tempo Esgotado para, O Soldado Invernal é uma grande história envolvendo Bucky Barnes, que retorna aos quadrinhos de uma forma espetacular durante a fase de Ed Brubaker.

Em Soldado Invernal, Steve descobre que Bucky é um assassino, e que estava sendo investigado, deixando Steve em um grande conflito psicológico devido ao fato de ter que impedi-lo, sendo também que Bucky era seu melhor amigo durante os tempos da Segunda Guerra Mundial. Na HQ contamos com um arco lotado de flashbacks, e com um enredo realmente espetacular na qual eu recomendo a todos lerem, influenciando também o filme de mesmo nome em 2014 que para mim é até agora o melhor filme da Marvel Studios.

Capitão América - O soldado Invernal foi publicado nas edições de Captain America Vol 1 #08 a 09, 
#13-14 entre Setembro de 2005 e Abril de 2006, sendo publicado no Brasil pela Editora Panini em Os Poderosos Vingadores 33 a 37 entre 2006 e 2007, no encadernado Marvel Deluxe: Capitão América - O soldado Invernal e na Coleção de Graphic Novels da Salvat nº 45.

Então é isso aí pessoal, não deixem de conferir a segunda parte do guia (confira clicando aqui), e não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8