Lanterna Verde: A Guerra dos Deuses (Novos 52) - Resenha e Opinião

Lanterna Verde A Guerra dos Deuses foi uma mega saga publicada entre Dezembro de 2014 e Fevereiro de 2015, abrangendo todos os títulos mensais relacionados ao universo do Lanterna Verde, tais como Tropa dos Lanternas Verdes, Lanterna Verde: Novos Guardiões, Lanternas Vermelhos e Sinestro. A saga contém exatas 17 edições e sem uma minissérie principal, sendo dividida entre 3 Atos, envolvendo 1 edição de cada revista citada.

O importante da Guerra dos Deuses é que é totalmente necessária a leitura dos títulos anteriores tais como a saga O Fim da Luz (que já fizemos resenha, veja aqui) que foi a primeira saga do Lanterna Verde após a saída de Geoff Johns do título (que estava presente desde 2004). Basicamente na saga O Fim da Luz é descoberto uma entidade poderosa chamada Relíquia que veio de um Universo anterior ao atual, que tinha morrido devido à seres chamados Luminúrgicos, que utilizavam o espectro emocional tais como as Tropas, e também é dito que o universo tem um reservatório com um limite para o espectro emocional ser usado, e cada vez que ele se esgota, o Universo morre e é resetado (o que aconteceu ao universo de Relíquia). Então o grande sobrevivente de um universo morto tem o objetivo de acabar com todos os Lanternas Verdes e com todas as Tropas para evitar que mais universos sejam mortos, um ato que por um certo ponto de vista é bom, mas ele acaba tornando-se um grande vilão após matar quase todos os membros da Tropa dos Lanternas Azuis, sobrevivendo apenas Santo Andarilho. Também é importante dizer que ao final da saga, Kyle Rayner (que desde o fim da Ira do Primeiro Lanterna tornou-se um Lanterna Branco), para salvar toda a realidade e derrotar Relíquia, faz um dos maiores feitos de toda a existência: ele ultrapassa a Muralha da Fonte, renova o reservatório do espectro emocional e volta mais poderoso do que nunca (sendo que todos que encostam na Muralha acabam fazendo parte da mesma).

A partir disso Kyle como Lanterna Branco é exilado junto com Carol Ferris e os Novos Guardiões, assim Hal e toda a Tropa Verde pensa que ele está morto, e enquanto isso a Tropa Verde entra em uma guerra contra durlanianos que sujaram a imagem de Hal Jordan e de toda a Tropa dos Lanternas Verdes na frente de todos os setores.

Finalmente chegando à saga em questão, farei um breve resumo do que se trata a história para não soltar nenhum spoiler. Logo no início vemos o Pai Celestial, líder de Nova Gênese, tomando uma decisão de investir em um grande ataque à Darkseid antes que o mesmo tenha posse da tão aclamada Equação Antivida, que daria a ele o poder de controlar todos seres vivos e remodelar a realidade à sua própria vontade. Pai Celestial então decide que para derrotar Darkseid de uma vez por todas, precisará da Equação da Vida, ou seja, uma junção de todas as cores do Espectro Eletromagnético (a Luz Branca da Vida), então ele convoca diversos Novos Deuses para roubar um anel de cada Tropa, e ele consegue porém percebe que não adianta armazenar a energia de todos os anéis em um dispositivo, pois ainda sim não conseguiria a Equação da Vida, mas o problema é que durante o ''teste'' de seu dispositivo, ele transforma os seres do planeta Aydin (Setor 908) em irracionais, acabando com a forma de vida, e assassinando-os depois.

Tal feito chama atenção de toda a Tropa dos Lanternas Verdes, e ainda pelo fato que o anel que roubaram da Tropa Verde foi o de Mogo, e o mesmo estava inconsciente. Hal que agora é o líder da Tropa dos Lanternas (após a Ira do Primeiro Lanterna) decide dar uma grande investida nos Novos Deuses, mas falha completamente resultando na perda de diversos membros, restando então buscar ajuda em outras Tropas e unir-se à um de seus mais velhos amigos/inimigos: Sinestro.

Eu peguei para ler a saga em um dia, e posso dizer que como um fã do Lanterna Verde, me diverti muito lendo, achei uma das melhores coisas do personagem nos Novos 52, junto à Ira do Primeiro Lanterna e O Fim da Luz, essa é uma das melhores coisas escritas do personagem desde o reboot de 2011. Os roteiros são de Van Jensen e Robert Venditti, com diversos artistas como Francis Portela, Scott McDaniel, Bernard Chang, etc. A saga é muito boa, a presença de páginas quádruplas anima muito mais no estilo da leitura, sem contar com diversas situações que foram resgatadas de outras sagas dos Lanternas que de certa forma deixam o final com um tom épico. Recomendo a leitura da saga para qualquer fã do Lanterna Verde, mas não recomendo para os iniciantes no personagem ou para os que nunca leram nada dele pois é necessária a leitura de muitas coisas anteriores para a total compreensão desse arco.

A saga foi publicada nas edições de New Gods: Godhead #01, Green Lantern Vol 5 #35-37, Green Lantern Corps Vol 2 #35-37, Green Lantern: New Guardians #35-37, Red Lanterns #35-37, Sinestro #06-08 e Green Lantern Annual #03. No Brasil a saga foi publicada pela Editora Panini nas revistas mensais de Lanterna Verde 37 a 39 e Tropa dos Lanternas Verdes 09 e 10.

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8