A todos os nossos leitores e a todos os Legionários que são fã dessa grande equipe, chegou o grande momento de fazer um guia de leitura para entender como funciona um pouco a cronologia da Legião dos Super-Heróis.
01 - Adventure Comics #247 (Abril, 1958)
Em Adventure Comics #247, lançada em Abril de 1958, nós temos a primeira aparição da Legião nos quadrinhos, mostrando quando eles voltaram no tempo para conhecer o Superboy. Uma coisa que esqueci de mencionar, é que a Legião possui o Anel da Legião que permite aos seus membros poderem voar, e eles constantemente voltavam no tempo.
E então os 3 fazem desafios para o Superboy e o mesmo não consegue cumpri-los devido à algumas distrações importantes em seu caminho, que foram provocados intencionalmente pela Legião para saber se ele realmente importa-se com tudo que acontece ao seu lado, e após uma grande pegadinha com o jovem herói, eles o consideram finalmente um membro da Legião dos Super-Heróis.
A HQ é bem interessante, eu gostei bastante, e recomendo para quem quer ler uma história divertida sobre a equipe.
02 - A Saga das Trevas Eternas (1982)
03 - Crise nas Infinitas Terras (1985)
Crise nas Infinitas Terras é um quadrinho importante praticamente para qualquer equipe ou personagem da DC Comics, pois foi esta a responsável por um dos maiores reboots até hoje, zerando mais de 50 anos de cronologia em apenas 1 mega saga. Não irei fazer um resumo da história pois já fizemos uma resenha (clique aqui para ler), porém em Crise nas Infinitas Terras, além de diversos universos paralelos estarem morrendo, o tempo é bruscamente alterado e quem sofre o efeito é principalmente a Legião dos Super-Heróis, assim que o tempo começa a se ''bugar'' devido as atrocidades do Antimonitor.
04 - A Saga do Superboy (1987)
Após Crise Nas Inifinitas Terras, John Byrne foi o responsável pela nova origem do Superman e também por escrever seu novo título mensal (Superman Vol 02), e algumas mudanças drásticas foram feitas na cronologia do personagem, mudanças que realmente alteraram muito sua origem, por exemplo, ele só desenvolveu seus poderes a partir da adolescência, seu uniforme foi feito por seus pais, o seu emblema é um S de Superman (e não o símbolo da Casa de El), ele nunca foi o Superboy, passando a atuar como herói apenas depois de adulto, e ele não é tão poderoso igual suas versões pré-Crise (ele não consegue mais atingir a velocidade da luz, viajar no tempo, erguer planetas, etc).
A saga do Superboy é um arco de histórias publicado na revista Superman #08, Action Comics #591 e Legião dos Super-Heróis #38 contando exatamente como seria a história das Legião nessa nova cronologia. Pois a Legião em sua história original encontra-se com o Superboy e o torna membro da equipe, admira-o por seus feitos através da histórias (conforme visto em Adventure Comics #247) etc.
Então para explicar o que havia acontecido com o fato da Legião ter encontrado o Superboy, Byrne cria a ideia que o vilão Senhor do Tempo havia criado o Universo Compacto, ou seja, um universo onde o Superboy que a Legião inspirava-se havia nascido. O Senhor do Tempo é um inimigo da Legião dos Super-heróis, e foi o responsável pela criação do universo compacto a partir de um instante do próprio tempo, que era tão pequeno que não poderia ser medido, e que continha uma cópia perfeita de todas as estrelas e planetas do nosso Universo.
Byrne também estabeleceu que toda vez que a Legião viajava no tempo para encontrar-se com Superboy, o Senhor do Tempo os enviava para o Universo Compacto ao invés. Não sabe-se realmente os motivos que o levaram a criação desse Mundo, porém deve-se lembrar que ele é uma entidade do tempo.
Zero Hora foi uma saga muito importante para diversos personagens da DC Comics, e já fizemos uma resenha da história da saga (leia aqui). Na trama, Hal Jordan fica louco após os eventos de A Morte do Superman e Crepúsculo Esmeralda, aonde ele mata toda a Tropa dos Lanternas Verdes e quase todos os Guardiões do Universo para conseguir poder necessário para ter sua cidade de volta.
Em Zero Hora ele tenta ir mais afundo, chegando ao ponto na qual ele iria até o início dos tempos para reiniciar o Big Bang, recriando toda a realidade à sua própria vontade, ou seja, brincando de Deus. Essa saga afetou muito na Legião, pois foi aqui que a Legião que conhecemos foi apagada, ou seja, ela teve um reboot na cronologia, gerando agora a Legião Pós-Zero Hora, com uma nova história de origem, e novos títulos mensais, e a primeira aparição da nova e resetada Legião dos Super-Heróis aconteceria na edição #00 da revista, lançada logo após Zero Hora, recontando a história da equipe e como se formou.
06 - Liga da Justiça da América - A Saga do Relâmpago (2007)
A Saga do Relâmpago foi um arco de histórias envolvendo as revista de Liga da Justiça da América e Sociedade da Justiça da América, escrita por Brad Meltzer e Geoff Johns, e desenhada por Shane Davis e Ed Benes e Dave Eaglesham. A história basicamente lida com o retorno da clássica Legião dos Super-Heróis pré-Zero Hora, que estava afastada a muito tempo da continuidade dos quadrinhos da DC.
Além de trazer novamente a Legião clássica aos quadrinhos, essa história marca por ser um crossover entre as 2 grandes equipes da DC Comics, quando seus títulos estavam em alta. A saga levou à outros arcos importantes como A Liga da Injustiça Sem Limites (na revista da Liga) e O Reino do Amanhã (continuação do clássico de Mark Waid na revista da Sociedade), e por trazer novamente a Legião clássica, mais no futuro ela traz o grande arco Crise Final: A Legião de 3 Mundos.
Outro ponto importante dessa saga é que ela trouxe de volta Wally West, que durante a Crise Infinita tinha entrado dentro da Força da Aceleração com sua família, retornando nesta edição. A Saga do Relâmpago compila as edições de Liga da Justiça da América #08-10, e Sociedade da Justiça da América #05 e 06.
Bom pessoal, essa foi a primeira parte do nosso guia de leitura da Legião, a parte 2 sairá em breve, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
EmoticonEmoticon