Páginas: 288
Desenhista: Rags Morales
Vamos agora para a terceira publicação dos especiais de resenhas das grandes crises da DC Comics, antes tenho que informar que Crise de Identidade é uma crise diferente de todas as outras, pois ela não trata sobre multiverso, universos, linhas do tempo, nem nada. Tudo se passa na Terra mesmo e o tema é um assassinato em mistério. Mas vale dizer, mesmo não tendo muita relação com as outras crises, eu e muitos leitores consideramos que é uma das melhores histórias que a DC Comics já publicou até hoje, com um final surpreendente e bem triste.
Na história, começamos com Ralph Dibny, o Homem-Elástico, conversando com Águia Flamejante (uma novata) sobre como ele ama sua esposa, Sue Dibny. Ralph é um membro muito amigável na Liga da Justiça, e sua esposa Sue é amiga de todos eles, mesmo não sendo uma super heroína, mas o casal corre um constante perigo pois todos sabem a identidade secreta de Ralph, por isso eles vivem em um lugar com uma extrema segurança.
Então, quando Ralph está falando com Águia Flamejante, sua esposa Sue Dibny é assassinada e depois seu corpo é queimado com um lança-chamas, quando Ralph vê sua mulher morta e carbonizada, não consegue se controlar, e no funeral, todos os membros da Liga da Justiça e da Sociedade da Justiça, Titãs e alguns de Nova Gênese prestam seus respeitos. Ralph então decide que eles têm que encontrar o Dr. Luz!
Junto com Ralph, Arqueiro Verde, Gavião-Negro, o Átomo, Lanterna Verde (Kyle Rayner), o Flash (Wally), Canário Negro e Zatanna, eles vão em uma busca para achar o Dr. Luz, devido ao passado que eles tiveram, na qual o vilão tentou estuprar Sue Dibny na Torre de Vigilância quando a Liga ainda era formada por Barry Allen e Hal Jordan.
Ralph com a ajuda de seus amigos procuram o assassino, enquanto temos muitas catástrofes quando o pai de um certo herói é assassinado, e quando Oliver (Arqueiro Verde) conta para Wally um dos segredos mais sujos e sombrios da antiga Liga da Justiça, que tiveram que manter para a segurança de suas esposas, fora o final impactante sobre quem matou Sue Dibny e o porque o fez.
Crise de Identidade é para mim uma das melhores histórias de drama e mistério que já li da editora, tratando temas realmente muito impactantes, mostrando que mesmo a Liga da Justiça tem um passado e um segredo sombrio, e que mesmo os grandes heróis tem que tomar decisões difíceis para proteger aqueles que amam, que é o que realmente está em jogo dessa vez. A arte de Rags Morales é muito boa, com uma colorização e um traço marcante, ele também é o mesmo que fez Action Comics de Grant Morrison nos Novos 52, e ele mantém o mesmo traço detalhado dos personagens.
Não tem muita relação com Crise Nas Infinitas Terras nem Zero Hora, mas Crise de Identidade se passa momentos antes da Crise Infinita em si, durante sua Contagem Regressiva, e tem algumas repercussões na mesma, valendo muito a leitura não apenas por sua importância no universo da DC Comics, mas sim pela sua extrema qualidade, sendo para mim junto com Crise Nas Infinitas Terras, Odisseia Cósmica e Reino do Amanhã, um dos melhores arcos da DC Comics até os dias de hoje.
No Brasil ela foi publicada em uma mensal pela editora Panini entre 2005 e 2006, e depois em 2007 em 2 encadernados, um capa cartão e um capa dura (que é bem difícil de encontrar).
1 comentários:
Escrever comentários
ResponderAguia flamejante novata? Ele surgiu antes da crise nas infinitas terras
EmoticonEmoticon