5 Recomendações: Sagas Marvel


Bom, após um bom tempo sem nenhum 5 Recomendações, voltamos com tudo e agora com as grandes sagas da Marvel que nós recomendamos a todos os leitores que querem conhecer esse incrível universo, então vamos lá:

01 – Guerras Secretas (1984)

Guerras Secretas é uma das grandes sagas da Marvel e considerada também um de seus maiores clássicos, publicada entre Maio de 1984 e Abril de 1985, a saga possui 12 edições escritas por Jim Shooter e desenhada por Michael Zeck, tendo um enorme destaque por se tratar de uma das primeiras mega sagas existentes, ou seja, que reúne a grande maioria dos heróis de uma editora em um único evento, e também considerada uma das melhores sagas cósmicas junto à Odisseia Cósmica, Crise nas Infinitas Terras e a grande Trilogia do Infinito.

Uma coisa interessante de Guerras Secretas é que ela foi uma ótima jogada da Marvel por prometer revolucionar o universo dos heróis da editora, e um dos motivos de sua criação foi devido à empresa de brinquedos Mattel querer lançar uma linha de brinquedos dos heróis, mas sendo necessário um evento que reunisse diversos heróis da editora. Em 1985 a 1986 foi publicada uma sequência chamada Guerras Secretas II, porém a mesma teve uma recepção muito negativa dos leitores, considerada uma das piores coisas da Marvel, tanto que foi considerada como um evento que se passou em uma outra Terra criada pelo Beyonder nas páginas de Novos Vingadores: Illuminati. 

Na trama, temos basicamente alguns dos grandes heróis da Terra sendo transportados para um planeta estranho por um ser que tem poderes divinos chamado de Beyonder, onde ele coloca os maiores heróis e os maiores vilões para lutar, e para isso ele destruiu uma galáxia inteira como se fosse nada, apenas para dar espaço ao conhecido Mundo de Batalha, e para o vencedor ele daria o premio de realizar seus maiores desejos.

Após a grande oferta de Beyonder, divide-se então o time dos heróis e dos vilões, com Capitão América, Homem-Aranha, Thor, Hulk, os X-Men e até mesmo o Magneto, que é um dos maiores vilões dos X-Men, visto como um dos heróis da saga, e ao lado dos vilões tínhamos Doutor Destino, o Lagarto, Galactus, Ultron, Homem-Absorvente, etc.
 
Outro fato interessante foi que o famoso uniforme negro de um simbionte alienígena do Homem-Aranha, que mais tarde seria o Venom, foi pela primeira vez introduzido aos quadrinhos na edição número #08 de Guerras Secretas, quando Peter encontra e entra em contato com a criatura, sendo ao mesmo tempo “possuído” pela simbiose alienigena e tornando-se mais forte, ágil, etc.
História publicada originalmente em Marvel Super Heroes Secret Wars Vol 1 #01-12 (1984-1985), também publicada no Brasil pela Editora Abril em Secret Wars (Guerras Secretas) #01 a 12 (1986-1987), em Capitão América #119 (1989), em Teia do Aranha #62 a 66 (1994), também publicada pela Editora Panini no encadernado Guerras Secretas (2008) e na Coleção de Graphic Novels da Salvat nº 06 e 07 em 2015.

02 – Desafio Infinito (1991) 

Desafio Infinito é outra grande saga da Marvel considerada por mim uma das melhores da editora, e também uma das melhores sagas cósmicas que existem, sendo usada como inspiração para a grande jogada da Marvel nos cinemas. Desafio Infinito é um grande evento da Marvel escrito por Jim Starlin (Odisseia Cósmica, esse cara manja de sagas cósmicas) e desenhada pelo mestre George Pérez (Crise nas Infinitas Terras, Mulher-Maravilha, Novos Titãs). 
 
A saga segue o evento conhecido em Thanos – Em Busca de Poder, na qual o Titã Louco cruza diversos cantos da galáxia em busca das famosas e extremamente poderosas Joias (Gemas como eram chamados na época) do Infinito, sendo 6 Joias, Alma, Espaço, Tempo, Mente, Poder e Realidade. Em Desafio Infinito, Thanos já conseguiu as 6, estando apaixonado pela Senhora Morte, o grande Titã faz de tudo para conquista-la, até mesmo estala seus dedos e destruí metade das vidas do Universo, e com a Manopla do Infinito (uma manopla na qual ele comporta as 6 joias), ele virou praticamente um Deus, tornando-se onipotente, onipresente e onisciente, resultando em uma desesperada corrida dos grandes heróis do Universo Marvel como Capitão América, Thor, Hulk, Quarteto Fantástico, Adam Warlock, etc para conseguir impedir o reinado divino do grande vilão. 

Desafio Infinito foi um grande sucesso e ganhou mais 2 sequências conhecidas como Guerra Infinita e Cruzada Infinita, sendo que as continuações não tiveram o mesmo impacto que Desafio Infinito, porém também contam com uma qualidade muito boa.

História publicada originalmente em Infinity Gauntlet Vol 1 #01-06 (1991), e também publicado no Brasil pela Editora Abril em Desafio Infinito nº 01 a 03 (Abril de 1995).

 03 – Marvels (1995)

Não há como falar das grandes sagas e histórias importantes do Universo Marvel sem citar Marvels, escrita por Kurt Busiek e desenhada pelo mestre Alex Ross, é uma das séries de maior sucesso da editora, sendo que a trama se passa entre as histórias do Universo Marvel desde 1939 até 1974 contando a história dos grandes super-heróis da Marvel do ponto de vista de um fotógrafo chamado Phil Sheldon.

Marvels viaja por entre as eras do Universo Marvel desde o Tocha Humana original e Namor na década de 40 até os X-Men e o Homem-Aranha na década de 60, 70, mostrando também o grande poder de Galactus, demonstrando a total impotência das pessoas em relação à esses seres. Marvels foi a responsável por fazer a carreira de Kurt Busiek e Alex Ross ir ao alto, e também devido aos diversos prêmios que o quadrinho ganhou como o Premio Eisner para Melhor Minissérie, Melhor Pintura, Melhor Edição, Melhor Artista de Capa e Melhor Design de Produção.

A HQ já ganhou uma resenha especifica aqui no blog, e caso esteja interessado na mesma, clique aqui.
 
História publicada originalmente em Marvels Vol 1 #00-04 (1994), publicada no Brasil pela Editora Abril em Marvels nº 01 a 04 (1995), pela Editora Panini em 2 encadernados, um capa cartão, outro capa dura de Marvels Edição de 10º Aniversário (2005 e 2010), também publicado recentemente em Coleção de Graphic Novels Salvat nº 13 (2013).

04 – Dinastia M (2005) 

Escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Olivier Coipel, Dinastia M foi uma das grandes sagas da Marvel que abalou seu Universo envolvendo os Novos Vingadores e os X-Men. A saga se passa após os eventos de Vingadores: A Queda quando a Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff), torna-se psicologicamente instável devido à alucinações que estava tendo sobre não ter mais seus filhos. 

Em Dinastia M, os Novos Vingadores e os X-Men estão decidindo qual será o futuro da Feiticeira, tendo em vista que seu poder é muito grande, então Magneto e Pietro estavam em Genosha, onde Wanda estava isolada para não causar danos. Lá eles estavam procurando alguma alternativa para salvar sua irmã, porém Magneto desiste vendo que não há nada o que possa ser feito, e como ela está fora de controle, então os Novos Vingadores e os X-Men vão para Genosha para tomar uma decisão do que fazer com a ex-Vingadora, mas ao chegar lá, Charles Xavier desaparece, quando os heróis ao mesmo tempo percebem um clarão e então, o que vemos a seguir é Peter acordando confuso com seu filho chorando e sua mulher, Gwen Stacy que manda cuidar do mesmo.

Então praticamente a Feiticeira Escarlate desejou nos últimos instantes que queria que todos fossem feliz, alterando assim toda a realidade, onde quase todos são mutantes, Gwen Stacy está viva e é mulher de Peter, e o mundo está 100% diferente, mas os principais que presenciaram o evento anterior começam a perceber que algo está errado, e uma garota é a chave para conseguir mostrar à todos os heróis desse novo Universo que a realidade foi alterada.

Dinastia M é uma das melhores sagas da Marvel na minha opinião, conquistando e com merecimento estar em uma lista das melhores coisas que a editora já fez, recomendo muito a leitura.

História publicada originalmente em House of M Vol 1 #01-08 (2005), publicada no Brasil pela Editora Panini em Dinastia M nº 01 a 04 (2006), também publicada no encadernado Marvel Deluxe: Dinastia M (2015) e também pela Coleção de Graphic Novels Salvat nº 40 (2015).

05 – Guerra Civil (2006-2007) 

É claro que em uma lista de recomendações das grande sagas e histórias da Marvel, não pode faltar a famosa Guerra Civil, que é uma das sagas mais falada da editora e que será adaptada para Capitão América: Guerra Civil.
Escrita por Mark Millar e com as artes de Steven McNiven, Guerra Civil foi uma mega saga que envolveu todos os títulos do Universo Marvel, com mais de 100 tie-ins paralelos à saga, e que teve uma grande repercussão por todo o universo da editora.

Na trama, basicamente após um acidente que acaba matando mais de centenas de pessoas causado pelos Novos Guerreiros desperta uma grande raiva e um grande alarme entre o governo do país que diz que os heróis devem se registrar para arcar com as consequências de seus atos, pois sempre que há problemas envolvendo os heróis, há uma grande onda de destruição. Isso acaba dividindo os heróis entre dois lados, pois o Homem de Ferro fica ao lado da Lei de Registro de Super-Humanos, e o Capitão América fica contra, levando a uma intensa batalha entre os 2 lados que devem lutar entre si por seus direitos.

A saga é realmente muito grande, porém apenas lendo a minissérie principal já é possível compreender a saga e saber o que foi o evento, mesmo perdendo diversas informações (eu mesmo li apenas o evento principal e as especiais de The Amazing Spiderman, que são ótimas).
Foi feito aqui no blog uma resenha especifica sobre Guerra Civil também, e você pode conferir a mesma clicando aqui.  

História publicada originalmente em Civil War Vol 1 #01-07 (2006-2007), e publicada no Brasil pela Editora Panini em Guerra Civil nº 01 a 07 (2007-2008), publicada também pela Editora Panini em Marvel Deluxe: Guerra Civil (2010) e em Coleção de Graphic Novels Salvat nº 50 (2014).

Caso tenha gostado, e se interessado pelas sagas da Marvel, confira também o nosso guia de leitura sobre as mesmas clicando aqui.
 
É isso aí pessoal, teremos mais 5 Recomendações como Legião dos Super-Heróis, Supergirl, Poderosa, Deadpool, Justiceiro, etc, não deixem de acompanhar, e claro, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8