Nome: Crise Nas Infinitas Terras
Páginas: 496
Ano de lançamento:1985
Formato: Capa Dura
Escritor: Marv Wolfman
Desenhista: George Pérez
Reúne: Crisis On Infinite Earths #01-12
Nota: 9,6
Bom, todos aqueles que acompanham o blog sabe que sou um grande fã da editora DC Comics, e que Crise Nas Infinitas Terras é um dos quadrinhos mais citados aqui, não apenas devido à sua importância mas também devido à qualidade da mesma, sendo considerado por mim e diversos leitores como um dos maiores clássicos da editora. Então decidi fazer um especial de 5 resenhas apenas para as grandes crises da DC Comics (Crise Nas Infinitas Terras, Zero Hora: Crise no Tempo, Crise de Identidade, Crise Infinita e Crise Final), que serão postadas em ordem, vamos lá então!
Antes de contar brevemente do que se trata a trama, vamos dizer o motivo desse quadrinho ser criado. Na revista nº 123 do Flash de 1961, a DC Comics introduziu aos leitores o conceito de MULTIVERSO, que seriam infinitos números de Universos Paralelos que coexistiam, porém cada um com uma vibração diferente. Através dos anos a editora explorou muito esse conceito, fazendo diversos crossovers, como em Liga da Justiça 21 e 22 onde a Liga da Justiça da Terra-1 encontra-se com a Sociedade da Justiça da Terra-2. O motivo da criação de Terras paralelas foi devido à entrada da Era de Prata dos Quadrinhos, nas quais foi feita uma reformulação nos personagens da editora, mas como ela não queria simplesmente apagar o que foi escrito na Era de Ouro (1934-1956), então ela estabeleceu que os heróis da Era de Ouro (Sociedade da Justiça) estariam vivendo na Terra-2, enquanto os heróis atuais seriam os da Terra-1.
Foi um sucesso a criação do Multiverso, porém após um tempo começo a tornar-se um problema, pois a editora começou a depender demais do uso dele em seus quadrinhos, sendo que eventualmente haviam personagens de outras terras na nossa, e isso acabou deixando muita gente confusa, e a cronologia em si começou a ficar abstrata, fazendo com que toda a cronologia da editora necessitasse urgentemente de algo para fixar novamente, e trazer de volta os leitores. E foi aí que a DC teve uma de suas maiores sacadas até hoje, a Crise Nas Infinitas Terras.
Na trama, começamos ver a Terra-3 (lar do Sindicato do Crime, a versão maligna da Liga da Justiça) sendo completamente destruída por uma grande onda de antimatéria, e então temos a breve aparição de Pária, um homem estranho que aparece toda vez que um mundo está prestes a morrer. Alexander Luthor da Terra-3, que é um herói, manda seu filho Alexander Luthor Jr. em um foguete para uma outra Terra em seus últimos instantes, até que tudo desapareça.
Logo após começamos a ver uma grande convocação feita pela Precursora (Lyla Michaels) de diversos heróis de diversas terras paralelas para se reunirem, a pedido de um chamado urgente do Monitor, um ser super poderoso responsável por observar os eventos do multiverso. O Monitor então explica a situação para todos que se encontram, dizendo que há algum ser mandando uma onda de antimatéria para destruir todo o Multiverso, ficando cada vez mais poderoso, já que o mesmo já destruiu muitos mundos, e então os heróis se unem para conseguir construir uma torre a pedido do Monitor para evitar a onda de antimatéria. Descobre-se então que o responsável pela morte de diversos mundos é um ser super poderoso chamado Antimonitor, um vilão mortal do Monitor, em que viveu em guerra por um milhão de anos. Mas ainda há algo mais estranho, quem é o Pária? Por que ele sempre aparece quando alguma Terra está prestes a morrer?
Algo mais estranho é o suposto desaparecimento de Barry Allen, que começa a reaparecer momentaneamente e desaparece novamente, o que está acontecendo com o Flash?
Crise nas Infinitas Terras foi o primeiro quadrinho que eu peguei para ler, na época eu não conhecia nada de nenhuma editora, mas eu quis começar pela DC Comics, e após muito pesquisar, vi que todos sempre elogiaram demais essa HQ, então eu resolvi ler, e eu simplesmente adorei todo o conceito de terras paralelas, reunião de diversos heróis, e etc... Sendo o meu primeiro quadrinho e o que me motivou a entrar no mundo das HQs, considero Crise Nas Infinitas Terras a minha HQ favorita, e por isso sempre recomendo ela para os leitores.
O roteiro de Marv Wolfman é muito bom, ele trabalha com diversos assuntos em um quadrinho só, no começo é meio confuso pois não há uma explicação para tudo que está acontecendo, mas após seguir a leitura tudo começa a ser explicado, e quando você entende a saga, vê realmente a loucura que ocorre na trama, sem falar também da arte de George Pérez que é impecável, ele consegue desenhar diversos personagens em uma página, o que acrescenta muito mais ao seu trabalho, como podemos ver também em Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais.
Eu sempre recomendo essa HQ para quem quer iniciar no Universo DC, pois é o melhor ponto de partida, já que Crise Nas Infinitas Terras foi a responsável pelo Reboot de 1986, que nos trouxe uma reformulação totalmente diferente dos personagens tais como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Liga da Justiça e etc... Sendo que diversos clássicos de atualmente vieram desse reboot, como O Homem de Aço de John Byrne, Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais de George Pérez, Batman: Ano Um de Frank Miller, Lanterna Verde: Amanhecer Esmeralda, entre outros clássicos. Bom, para resumir, recomendo muito essa HQ para qualquer tipo de leitor, não irá se decepcionar lendo essa obra.
Felizmente a Panini relançou recentemente essa edição em um encadernado de luxo que vocês podem conferir clicando aqui: (
http://goo.gl/qB3H7U).
Fique por dentro e confira as próximas resenhas que virão sobre as Crises, seguindo de Zero Hora: Crise no Tempo, Crise de Identidade, Crise Infinita e por último, a grande Crise Final.
E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
3 comentários
Escrever comentáriosrealmente e uma otima serie
ResponderO desenhista de Crise nas Infinitas Terras é o fantástico George Pérez. Mike Mignola não tem nada a ver com essa saga.
ResponderCara, realmente cometemos um erro no início da postagem ao colocar Mike Mignola, esse aí é o da Odisseia hahaha obrigado por nos avisar!
ResponderEmoticonEmoticon