Edição: #05
Páginas: 154
Formato: Americano, (17 x 26 cm) Capa Dura
Preço de Capa: R$ 34,99
Escritor: Jeph Loab
Desenhista: Ed McGuinness
Reúne: Superman/Batman Vol 1 #01-06 + Superman #76 (1952).
Nota: 7.9
Inimigos Públicos é o primeiro arco da revista mensal Superman/Batman, publicada nos EUA em Outubro de 2003, contando com o roteiro de Jeph Loab e com a arte de Ed McGuinness.
Antes de tratar da história, é importante mostrar que quando ler isso, você tem que esquecer o que viu em O Cavaleiro das Trevas, ou até mesmo em Entre A Foice E O Martelo, e o que irá ver em Batman vs Superman, pois aqui Jeph Loab retrata a amizade de Superman e Batman como nunca foi-se visto antes.
Na trama, Lex Luthor é o atual Presidente dos EUA (retratado em Supermna: Lex 2000), e o mesmo descobre uma ameaça à Terra, um enorme cometa de Kryptonita que vagou no espaço desde a explosão de Krypton, e está em direção ao planeta.
Luthor então culpa Superman pelo ocorrido e torna-o um criminoso que deve se entregar, para isso ele reúne uma equipe de heróis composta por Capitão Átomo, Poderosa, Major Força, Katana, Lanterna Verde (John Stewart) e Raio Negro, para caçar Superman.
Enquanto isso, Superman e Batman estavam investigando sobre Metallo, quando descobrem algo que relaciona John Corben ao assassinato dos pais de Bruce, quando do nada são surpreendidos por um Superman velho que dizia vir do futuro e que conhecia tudo sobre Batman e Superman.
O mesmo dizia que os grandes heróis da Terra não conseguiram destruir o cometa e que apenas ele sobreviveu, por isso tenta matar suas versões passadas para impedir algo terrível, e claro que não consegue.
Superman começa a ser perseguido pelos heróis do Governo dos EUA, e como Batman decide ajudar, os dois acabam tornando-se inimigos públicos do País, porém os heróis recrutados percebem que há algo errado no comando de Luthor, que não preocupa-se apenas com a salvação do mundo.
A história é boa, não é um clássico ou algo que eu recomendaria para alguém ler, principalmente para quem nunca leu nada dos personagens, porém é divertida e muito rápida de ler, com diversos diálogos legais entre Clark e Bruce, que são retratados como amigos ao invés de parceiros de trabalho.
Algo interessante do quadrinho é a citação que Batman faz ao dizer que Superman é o mais humano de todos nós, porém quando começa a lançar raios de calor pelos olhos, fica difícil não pensar nele como um Deus, e que para a sorte de todos, ele mesmo nunca pensaria de mesmo modo.
Eu particularmente não gosto da arte, há muitos que adoram a arte de Ed McGuinness, por ser mais caricata e cheia, podemos ver que Superman aqui é retratado quase como um fisiculturista, mas isso não influencia na diversão da leitura, mas não esquecendo-se do próximo arco da revista, chamado A Supergirl de Krypton, que tem a arte de Michael Turner, contando a nova origem da Supergirl Pós-Crise, e que realmente é uma ótima história que recomendo para muitos.
Superman/Batman Inimigos Públicos também tem uma versão em animação produzida em 2009.
A outra história contida no encadernado é Superman #76 de 1952, contando a primeira vez que Superman e Batman se encontraram, em uma história cômica onde os dois tiveram que dividir um quarto num cruzeiro.
E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.
EmoticonEmoticon