Nome : Superman A Queda de Metrópolis
Formato: Formatinho
Preço de Capa: R$1,60
Editora: Abril
Nota: 8,1
Em 1994, nas diversas revistas do Homem de Aço uma nova fase iniciou-se, chamada A Batalha Por Metrópolis e A Queda de Metrópolis, que foram 2 arcos seguidos que mudaram um pouco a história do personagem, e nesse arco vemos um de seus maiores vilões, Lex Luthor, que havia diversos clones de si mesmo, consegue arrasar com a cidade.
A saga começa mostrando Luthor morrendo, junto com o projeto CADMUS, na qual Superman tem que tentar evitar, o que não consegue e leva à uma destruição total do local, causada por Lex Luthor, que antes de morrer deixa um pequeno presente para a cidade, vários mísseis poderosos que iriam derrubá-la, ou seja, para Luthor, se ele morrer, Metrópolis vai junto!
Esse arco contém as edições de Action Comics #699-701, Superman #90-91, Superman : Man Of Steel 34-35 e Adventures Of Superman #513-514.
No Brasil a história foi lançada apenas nos formatinhos pela editora Abril em 1995 nas edições de Superman 1ª Série nº 133 a 136, podendo achar facilmente em sebos, mercado livre, estante virtual, etc.
O roteiro começa retratando alguns assuntos anteriores à saga, porém são devidamente explicados e não necessita a leitura de edições anteriores, a trama é bem desenvolvida, se passa após a Morte do Superman, ou seja, é ainda aquele Superman cabeludo, o mais interessante dessa trama é que mostra como um simples humano como Lex Luthor consegue derrotar o Superman e acabar com a cidade, pois após os mísseis serem enviados, a cidade fica em pedaços, e tem até uma página que mostra o globo do Planeta Diário caído com a cidade destruída de fundo, que é famosa nos quadrinhos.
É escrita por diversos escritores, inclusive Dan Jurgens, com diversos artes, variando muito em algumas com os comuns dos anos 90 que são legais, e outras artes muito esboçadas que perdem um pouco a dinâmica da trama, mas nada que comprometa a leitura.
É uma saga que eu não conhecia e que tem um certo impacto na vida do personagem, por isso para quem é fã do Superman, essa não é uma leitura nada obrigatória, mas vale a pena conferir.
EmoticonEmoticon