Guia de Leitura: Sagas Marvel



Bom pessoal, muitos sabem que eu sou responsável por quase 80% das postagens de quadrinhos e filmes relacionadas à DC Comics por ter uma preferência pela editora e um conhecimento muito maior sobre a mesma, porém sou um grande fã da Marvel também, e mesmo não tendo o grande conhecimento e nem lido algumas das sagas que citarei aqui, eu gosto muito da editora e respeito 100%, então resolvi pegar minha lista aqui com toda a ordem de leitura apenas das grandes sagas que são realmente importantes na editora, então vamos lá!
               
                     Guerras Secretas (1984)


Essa foi uma das primeiras sagas dos quadrinhos à reunir vários personagens em apenas uma história, sendo também um clássico dos quadrinhos.

Escrita por Jim Shooter e desenhos de Michael Zeck, e na trama, vemos uma entidade muito poderosa chamada Beyonder convoca vários heróis e vilões do Universo Marvel, fazendo com que se confrontem, e meus amigos, eu não conhecia o Doutor Destino até ler esta HQ, pois aqui você realmente aprende a respeitar o cara, vale muito a pena ler!


                 
           Trilogia do Infinito (1991-1993)


Antes de ler a Trilogia, é 100% recomendado que você leia o prelúdio chamado Thanos Em Busca Do Poder, que mostra exatamente isso, Thanos, para impressionar a Morte, por quem é apaixonado, começa sua busca através do Universo pelas Joias do Infinito, que são 6 joias (mente, poder, realidade, espaço, tempo e alma), e que se você consegue todas, simplesmente virá um fucking Deus, e então após consegui-las, começa o Desafio Infinito, na qual mostra Thanos com sua Manopla do Infinito (uma manopla que ele guarda as Joias) descendo um louco por todo Universo, e para provar seu amor pela Morte, estala o dedo e destrói metade da vida do Universo, cabendo então para todos os heróis do Universo Marvel parar o Titã Louco.

Desafio Infinito também é uma grande saga cósmica, eu recomendo e ela também servirá como inspiração para o futuro Vingadores : Guerra Infinita Parte 1 e 2.
As outras 2 sagas em seguida (nas quais eu não li ainda) é a Guerra Infinita, que mostra Adam Warlock agora com o poder das Joias do Infinito e tendo uma contraparte má (Magus) e distribuindo as Joias com seus amigos, e por último temos a saga Crusada Infinita, que dá fim à Trilogia do Infinito, mostrando consequências diretas de Guerra Infinita após a contraparte boa dos heróis desaparecerem, sobrando apenas as más.


                               Guerra Secreta (2004-2005)
 


Não devendo ser confundida com as Guerras Secretas de 2004, essa aqui é um arco de 2004 que mostra justamente sobre uma guerra que era secreta para alguns Vingadores como Homem-Aranha, ou seja, muitos deles tinham participado da tal guerra mas não tem lembranças alguma, eu particularmente não gostei muito do arco mesmo sendo escrito por Brian Michael Bendis, mas muita gente gosta e é importante citar.

O que não pode se reclamar desse arco é da magnífica arte de Gabriele Dell'Otto, por ter um traço mais realista e muito bem detalhado.


            Vingadores A Queda (2004-2005)


Essa é considerada por muitos como uma das melhores histórias da equipe, quando Brian Michael Bendis assumiu os Vingadores e, bom, ele acabou com a equipe.

Em Vingadores A Queda, vemos a morte de 2 membros da equipe, vemos a Feiticeira Escarlate começando a ficar louca por ter perdido seus filhos, também há a grande aparição de Ultron em uma grande batalha, e no final de tudo a equipe acaba, sendo essa a Queda dos Vingadores, é um arco realmente importante para se ler, compila as edições #500-503 e Avengers Finale da revista The Avengers Vol 1.




           Os Novos Vingadores : Motim (2005)



Seguindo direto de Vingadores A Queda, aqui temos a formação de uma nova equipe, ou seja, Os Novos Vingadores, sendo Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Luke Cage e Demolidor, e após os eventos que se seguem de Vingadores A Queda e desse arco, vamos direto para essa super saga :


                                                     Dinastia M (2005)


Aqui, a Feiticeira Escarlate está realmente louca, ela não sabe mais distinguir a realidade devido aos seus poderes, então Os Vingadores e os X-Men se reúnem para decidir o que fazer com ela, e a matá-la foi uma das opções citadas, porém eles decidem ir ver ela para tentar contê-la, nisso a mesma deseja que todos sejam felizes, e com algumas palavras, ela altera toda a realidade, na qual quase 99% do mundo é mutante e não há preconceitos e discriminações.

Wolverine é o primeiro a se lembrar que esta realidade não é a dele, e com a ajuda de uma garota, começa a ''libertar'' a mente de seus amigos, reunindo todos para tentar acabar com essa loucura criada por Wanda. 

Com um ótimo final e muita ação, eu considero Dinastia M e Guerra Civil uma das melhores sagas que já li da Marvel, e só pra lembrar, um dos que mais se dão mal mesmo no final é quem? O Aranha, quer saber o porque? Corra ler a saga!!


                                         Guerra Civil (2006-2007)


Não precisa ser um grande entendedor da Marvel para saber que essa seja talvez a saga mais conhecida da editora, e devido ao seu tamanho, não vamos comentar muito sobre a história.

Guerra Civil é uma grande saga da Marvel que faz crossover com diversas revistas (são mais de 100 revistas a história completa), eu mesmo só li a série principal e as especiais de The Amazing Spiderman #529-538, e achei uma história realmente muito boa, na trama, um grupo de jovens acaba causando uma grande explosão que destrói quase um pedaço da cidade, então o governo apoiado pelo Homem de Ferro cria o Ato de Registro de Super Humanos, ou seja, todos os super humanos devem mostrar suas identidades e se registrar, e óbvio que nem todos concordariam na boa com isso.

O Universo Marvel fica então dividido entre os que apoiam Tony Stark e o registro e os que são contra e ficaram do lado do Capitão América, recomendo muito ler essa HQ para qualquer fã da Marvel ou de quadrinhos em geral.


                   Hulk Contra o Mundo (2007)


Esta ai uma que eu não li, porém é uma saga muito importante por mostrar o retorno do Hulk para a Terra após a saga Planeta Hulk, e ao voltar, estava realmente muito puto da vida, e chega destruindo tudo, começando pelos X-Men, depois em Manhattan derrota o Homem  de Ferro, Os Novos Vingadores, o Quarteto Fantástico, e tem uma longa e exaustiva batalha contra o Sentinela.

É uma saga realmente importante e recomendo muito a leitura para quem é fã do Hulk!


 
                                              Invasão Secreta (2008)

 
Escrita por Brian Michael Bendis, que estava assumindo os Vingadores desde sua queda, com a bela arte de Leinil Francis Yu, a trama nos mostra, como o próprio nome já diz, uma invasão totalmente secreta feita pelos Skrulls na Terra, tendo se disfarçado perfeitamente entre a SHIELD e estão aqui para realmente dominar o planeta, a batalha entre os Skrulls com os Vingadores e outras equipes do Universo Marvel foi bem violenta, terminando com a morte de uma Vingadora de enorme importância e os invasores são exterminados, e no final dessa saga, é formada uma nova equipe, Os Vingadores Sombrios comandados por Norman Osborn, que nos leva à fase do Reinado Sombrio.

Eu li esta saga e no começo não gostei muito, achei um pouco confusa porém gostei muito do final e recomendo sim lê-la.  


              Vingadores Sombrios :Reinado Sombrio(2008-2009) 


Após a conclusão da Invasão Skrull, a nova equipe chamada Vingadores Sombrios está sendo comandada por Norman Osborn que foi dado como herói ao fim da batalha contra os Skrulls, e o mesmo alcança um cargo que já foi de Nick Fury e até de Tony Stark.

Eu ainda não li esse arco, mas pretendo pois vejo muitos falando muito bem dessa fase, e realmente deve ser boa pois gostei bastante do final de Invasão Secreta.



                     O Cerco (2009-2010)


Essa saga é realmente muito boa, aqui temos Norman Osborn e seus Vingadores Sombrios junto com o M.A.R.T.E.L.O indo atacar Thor e Asgard inteira, e temos também nessa saga diversas coisas importantes como o fim do Reinado Sombrio, temos também o retorno de Steve Rogers como Capitão América (que estava morte após o fim de Guerra Civil durante o arco A Morte do Sonho),
e vemos os 3 principais Vingadores novamente reunidos (Capitão América, Homem de Ferro e Thor).

Recomendo a todos os fãs da Marvel lerem essa saga pois além de ser ótima, é totalmente importante para sua cronologia.


                                      A Essência do Medo (2011)


Essa saga mostra a filha do Caveira Vermelha, Pecado, em busca de uma arma mitológica invocada por seu próprio pai durante a Segunda Guerra Mundial que poderia fazer o mundo de joelhos, e quem a possuísse seria digno de ser herdeira do Deus Serpente.

Não vou comentar sobre essa saga pois não li, mas por várias críticas a respeito, dizem ser uma perda de tempo, mas como é uma mega saga que envolve até mesmo Odin, merece ser citada.


                  
                  Vingadores vs X-Men (2012)


Com o roteiro de Brian Michael Bendis e desenhos de John Romita Jr., nessa saga temos como o próprio nome já nos bem informa, uma enorme batalha entre os Vingadores e os X-Men. 

Na trama tudo começa pela busca de um novo hospedeiro para a Fenix, e muitos acreditavam ser a mutante chamada Esperança, porém ao vir para a Terra, ela já causa problemas globais, e para os Vingadores, a Fenix deve ser destruída a qualquer custo e os X-Men acham que é a única chance de sobrevivência, então começa uma grande treta de amigo contra amigo, irmão contra irmão, um rolo mesmo.

Vale a pena citar que com o fim dessa saga começa a nova fase conhecida como Nova Marvel (Marvel Now!)  


        Os Vingadores/Novos Vingadores Marvel Now (2013--) 
 























Aqui começa a fase da Nova Marvel ou Marvel Now! onde as publicações foram todas zeradas com esse novo selo, e esses 2 títulos são quase que o centro do Universo Marvel escrito por Jonathan Hickman, que nos leva direto à mega saga Infinito, na revista Os Vingadores, vemos a equipe enfrentando Ex-Nihilo e alguns outros em Marte, mostrando uma visão mais cósmica da equipe, e em Novos Vingadores vemos o grupo Illuminati com a preocupação sobre as Incursões, ou seja, Terras Paralelas se chocando com o nosso Universo.

Eu comecei a ler essa fase dos Vingadores mas não acabei, porém para quem é fã da equipe, eu em minha opinião digo irá adorar tudo que Jonathan Hickman está fazendo.



                                                       Infinito (2013)


Houve uma grande preparação de Jonathan Hickman para escrever essa série, e ela traz de volta um dos maiores vilões que a Terra pode enfrentar, Thanos.

Em Infinito, é quase que obrigatório ler as especiais de Vingadores e Novos Vingadores que tem 100% de relação com a saga principal.

Aqui vemos Thanos atacar a Terra enquanto os membros dos Vingadores estão fora do planeta indo atrás dos Construtores.

Eu li apenas a primeira edição, mas tenho a saga completa aqui e irei ler em breve essa que dizem ser uma obra de Jonathan Hickman.


                
                     Pecado Original (2014)
 

A trama se baseia em descobrir quem matou Utau, conhecido como O Vigia, que foi morto em sua própria base na Lua, então Nick Fury reúne uma grande investigação para descobrir quem fez isso.

É uma das últimas sagas do Universo Marvel antes de Guerras Secretas que promete mudar 100% o universo da editora.



                                               Guerras Secretas (2015)




Depois de várias incursões que estavam acontecendo no Universo Marvel, vemos uma última incursão que é a da Terra-616 (a atual) e o Universo Ultimate, o que realmente acaba gerando uma grande batalha e nos levando a um importante lugar no Universo Marvel, que seria um espécie de reboot da editora.

De todas as sagas e arcos citados, Guerras Secretas foi a única que ainda não saiu aqui no Brasil, sendo que a Panini está publicando Pecado Original, as diversas outras sagas podem ser achadas em sebos, encadernados, Mercado Livre, etc.

É isso aí pessoal, espero que esse guia tenha ajudado um pouco para quem é um pouco perdido em relação ao Universo Marvel (como eu), e até mais!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

15 comentários

Escrever comentários
thiago
AUTOR
11 de março de 2016 às 10:22 delete

ola amigos, gostaria de saber quais dessas sagas vcs me recomendam? que vcs acham que é otima. obrigado

Responder
avatar
srthurguixrl
AUTOR
11 de março de 2016 às 13:45 delete

A pouco tempo postamos um 5 Recomendações das sagas da Marvel, se você não conhece o quadro, ele consiste em abordarmos 5 HQs que recomendamos sobre determinado personagem ou editora, e falamos um pouco sobre ela, e damos informações a respeitos de seus lançamentos aqui no Brasil. Caso esteja interessado, você pode ver a postagem seguindo esse link: http://intothecomicverse.blogspot.com.br/2016/03/5-recomendacoes-sagas-marvel.html
Abraço!

Responder
avatar
thiago
AUTOR
13 de março de 2016 às 09:24 delete

VLW ARTUR, VOU CONFERIR, OBRIGADO, GOSTO MUITO DESSE BLOG

Responder
avatar
srthurguixrl
AUTOR
13 de março de 2016 às 10:47 delete

Valeu cara, isso significa muito pra gente!

Responder
avatar
Luis Carlos
AUTOR
13 de maio de 2016 às 15:54 delete

Posso começar a ler Guerra Civil II depois de qual saga? Sou novo nesse negocio de HQ e não manjo muito, se alguem puder ajudar, agradeço desde ja.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
22 de outubro de 2016 às 21:25 delete

To meio atrasado nas minhas Hqs ( afinal so me interessei mesmo a pouco tempo, e com todo esse plot de Vingadores Guerra Infinita Parte 1, que vai sair nos cinemas) eu resolvi procurar uma especie de base para ler as Hqs, entao procurei, procurei e finalmente achei, adorei muito esse post e eu irei ler todas as edições citadas acima(nao importa a critica eu vou ler). Sinceramente você tem o meu respeito cara. ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, TEM ALGUMA HQ QUE EU DEVA LER ANTES DE INICIA: GUERRA CIVIL 2, OU NAO TEM PROBLEMA (♥_♥)

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
29 de janeiro de 2017 às 15:17 delete

Bacana artigo.
Estava procurando algo assim pra comprar os encadernados.

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
15 de fevereiro de 2018 às 07:20 delete

A onde a saga massacre se encaixa? Eu li em 1998 mas ninguém fala sobre ela!

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
1 de abril de 2018 às 15:33 delete

Que saga vem depois de guerra se está 2015

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
7 de junho de 2018 às 19:37 delete

Depois de querras cecretas vem guerra civil 2

Responder
avatar
26 de julho de 2018 às 15:10 delete

Não vi nada sobre Ultron. Não seria interessante citar as sagas que o envolvem?

Responder
avatar
1 de outubro de 2018 às 11:52 delete

Esqueceu de algumas
Mas a saga massacre que reuniu o universo marvel inteiro pra tentar impedir o massacre de dominar o mundo é uma das melhores.
Massacre é a parte mal do professor xavier que se desenvolve após ele ter apagado a mente do magneto em uma batalha com os x-mens, nisso gerou uma semente do magneto no professor xavier, que depois de batalhar psiquicamente com o mutante nathan conhecido como ×-man, conseguiu sair do estado psiquico e se materializar como Massacre,apriendendo xavier e mais tarde Franklin o filho do dr fantastico, e o próprio nathan. O cara fica o mais poderoso de todos os tempos....em fim eu recomendo, tem 4 volumes que a Panine lançou...abraço
Bio são José dos campos.

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8