Guia de Leitura: Cronologia DC Comics Parte 1!


Fala ai galera, esse é o último Guia de Leitura do blog, sendo que já fiz do Superman, Lanterna Verde, Flash, Homem-Aranha e Liga da Justiça, e esse aqui seria o definitivo mostrando todas as sagas e arcos que são importantes para a compreensão de toda a cronologia do Universo DC, e serão citados apenas arcos e sagas importantes, desconsiderando os menos influentes, e todos serão Pós-Crise.

Vamos lá então...

                      01 - Crise nas Infinitas Terras (1985)


Em absolutamente todo guia de leitura do blog eu cito essa HQ e muitas outras que virão, porém a Crise Nas Infinitas Terras é obrigatória na leitura de quem quer iniciar e entender todo o Universo DC, e dessa HQ virão consequências de sagas que viriam 20 anos depois, então é essencial para o entendimento da cronologia da DC Comics, que se reinicia a partir desse ponto!

                                                             02 - Lendas (1986) 


Essa foi a primeira saga da DC Comics após o reboot da Crise, e aqui vemos a primeira reunião dos heróis da DC enfrentando uma ameaça de Darkseid e é essencial também para a cronologia, e memso não sendo necessário, recomendo antes de ler isso, ler a origem dos heróis como Superman O Homem de Aço, Mulher-Maravilha : Deuses e Mortais, etc.

                                                   03 - Milênio (1988)


Bom, essa saga também é importante para a cronologia e a história é sobre os Guardiões do Universo querendo recrutar alguns humanos para se tornarem os Novos Guardiões, porém os Caçadores Cósmicos, criados pelos próprios Guardiões, tentam impedir que tal evento aconteça, eu aind não li a saga mas está em minha lista, e mais uma vez, não é necessário mas recomendo ler The Flash Vol 2 #1 a 7 antes de ler essa saga.


                                              04 - Odisseia Cósmica (1988)


Essa é uma série clássica dos quadrinhos como sendo considerada uma das melhores sagas cósmicas dos quadrinhos, estando entre as grandes Guerras Secretas da Marvel, Crise nas Infinitas Terras e Desfio Infinito de Thanos, e é realmente importante para a DC, a história é dos heróis junto com Darkseid tentando acabar com a ameaça da Entidade Antivida, e algo realmente importante dessa HQ é quando John Stewart falha em proteger Xanshi devido ao seu ego, ficando em sua consciência a morte de milhões.




           05 - A Morte e o Retorno do Superman (1992-1993)



Mesmo muitos amando ou odiando essa saga, não podemos negar que ela gerou um enorme impacto no Universo DC pois o maior campeão da Terra morreu em uma onda de destruição de sua batalha com o monstro Apocalypse, e seu retorno com vários novos personagens à cronologia, e a saga também nos mostra a destruição de Coast City, a cidade do Lanterna Verde, o que nos leva para o próximo item do guia....

06 - Lanterna Verde Crepúsculo Esmeralda/Novo Amanhecer (1994)


Assim como Lendas, a Morte do Superman, e outras, esse arco já foi apresentado no guia do Lanterna Verde, porém é realmente muito importante na cronologia da DC, sendo que marcou e chocou o mundo após a cidade do Lanterna Verde Hal Jordan ser destruída por Mongul durante a saga da Morte do Superman, e aqui Hal querendo poder para reconstruir sua cidade faz de tudo possível, e acaba matando a Tropa e pegando seus anéis e agora se auto denominando Parallax! 
Apenas um Guardião sobreviveu, Ghantet, e ele dá u último anel para Kyle Rayner, o novo Lanterna Verde que nos leva à....

                               07 - Zero Hora Crise no Tempo (1994)         
                     
                                                           

A DC queria consertar alguns erros de cronologia que sobraram da Crise nas Infinitas Terras e então essa saga surge, a história é que Hal Jordan como Parallax quer reiniciar a criação, ou seja, o Big Bang e assim ter sua cidade de volta e um Universo em paz, mas é claro que os heróis não vão permitir e isso começa a causar várias alterações temporais, por isso o nome de Crise no Tempo, nessa saga o Flash Wally West corre pelo fluxo temporal na velocidade da luz e descobre que seu poder é imenso e também ele descobre a Força da Aceleração, a saga é realmente muito importante para a cronologia da DC.


                                                 08 - Noite Final (1996) 



Eu devo admitir que não gostei de ler isso, mas ssa saga é muito importante para a cronologia pois se trata de uma coisa, Parallax (Hal Jordan) no final se sacrifica para salvar o nosso Sol que estava sendo devorado por um novo vilão chamado o Devorador de Sóis e essa saga é lembrada pelo grande sacrifício de Parallax.


                             09 - LJA : Nova Ordem Mundial  (1997)      

        
 Esse é o primeiro arco da revista LJA, que mostrava a nova formação da Liga da Justiça que tornou-se um clássico e é considerada a melhor fase da Liga escrita grande parte por Grant Morrison e Mark Waid, eu mesmo já li e recomendo a leitura para todos pois mostra um novo rumo para o Universo DC!

                           
                                 10 - DC Um Milhão (1998)

Essa é uma grande obra de Grant Morrison que durante a clássica fase da LJA, nos apresenta a mesma equipe só que do século 853, e a saga se envolve em convidar os membros da Liga atual para ir à esse futuro distante para ver o retorno do primeiro Superman, sim, o nosso Superman, que estaria vivo no século 853 com muito mais poder e então a LJA do século 853 ficou no nosso presente, então é uma saga mais de fazer uma homenagem à editora do que um impacto cronológico, mas realmente vale muito a pena ler!


                                             11 - Crise de Identidade (2004)

Uma das melhores histórias da DC Comics até hoje, ela conta sobre quem assassinou Sue Dibny, a mulher de Ralph Dibny, o Homem-Elástico, e também na trama é revelado vários segredos sombrios e antigos da Liga da Justiça que são um grande problema na verdade, e que contribui para uma futura Crise, essa é uma saga realmente muito boa, com ótimos desenhos de Rags Morales e também é muito triste, recomendo 100% a todos lerem.


                             12 - Lanterna Verde Renascimento (2004)



Essa HQ é importante pois aqui vemos o retorno de Hal Jordan como Lanterna Verde e toda a Liga da Justiça envolvida para derrotar Parallax, que foi descoberto ser a entidade do medo que entrou no anel de Hal Jordan quando Lanterna Verde, e alterando sua consciência fez ele cometer as antigas atrocidades, essa HQ é muito importante para a cronologia não apenas do Lanterna mas de todo o Universo por começar a abrir portas para as diversas Tropas do Espectro Emocional, e também é recomendado ler antes de ler Crise Infinita.



            13 - Contagem Regressiva Para Crise Infinita (2005)





 
                                    

                             















Bom, essa tal Contagem Regressiva é na verdade 1 edição one-shot e 4 mini séries essenciais para ler Crise Infinita, antes de tudo, é quase que obrigatório ter lido Crise Nas Infinitas Terras e Crise de Identidade,  bom aqui nós temos a edição de Contagem Regressiva Para Crise Infinita Edição Especial (primeira foto) que mostra basicamente a morte de Ted Kord, o antigo Besouro Azul, depois temos as séries Projeto O.M.A.C que nos mostra Maxwell Lord controlando o Xeque-Mate e com o grande acontecimento da Mulher-Maravilha matando-o, o que culmina em Crise Infinita, temos a grande e famosa Guerra Rann/Thanagar que nos mostra uma guerra dos 2 planetas e a morte de Shayera Thal, a Mulher-Gavião e também com a alteração na realidade ao final da trama que nos leva diretamente à Crise Infinita, temos mais 2 séries, Dia de Vingança na qual mostra um novo Espectro que está descontrolado e também Vilões Unidos, e todos são importantes para a Crise Infinita com maior destaque para Projeto O.M.A.C e Guerra Rann/Thanagar .

Bom pessoal, essa é a primeira parte do guia de leitura para se entender a cronologia de eventos importantes para a DC Comics, não percam a parte 2, e a terceira! 


E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

20 comentários

Escrever comentários
JC ROCHA
AUTOR
4 de abril de 2016 às 13:38 delete

esqueceu de colocar invasão e armageddon 2001 antes da morte do superman e a vingança do submundo depois de zero hora. abraço

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
10 de maio de 2016 às 05:43 delete

seria bom ler os novos 52? se sim onde se encaixaria ele nessa cronologia? ou seja devo ler os novos 52 antes/depois de qual arco?

Responder
avatar
srthurguixrl
AUTOR
10 de maio de 2016 às 11:57 delete

Cronologicamente os Novos 52 são importantes sim, e se não me engano ele está na terceira parte do guia de leitura. Quanto ao que eu recomendo, eu diria para você não correr atrás das mensais, porque você teria muito trabalho para acha-las. O que eu recomendo é que você compre alguns dos encadernados que a Panini vem lançando, logo de inicio te recomendo o recém lançado Batman: A Morte da Família (Novos 52), que sem dúvida foi um dos melhores materiais que li, desde o reboot em 2011, e que saiu nas mensais de número #15 até o #17 do Batman se não me engano. Eu te recomendo muito também o encadernado do Aquaman, do Shazam, e o da Mulher-Maravilha, porém não te recomendo muito que compre o da Liga da Justiça, e do Superman, pois ambos são muito caro, e possuem uma história que muitos não gostaram. Abraço, e espero ter ajudado!

Responder
avatar
22 de maio de 2016 às 12:07 delete

Alguem ai conseguiu achar A Saga Millennium pra download?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
24 de maio de 2016 às 19:32 delete

Saga Millennium http://ds-club.net/foruns/topico/milenio-1988/ Só se cadastrar

Responder
avatar
1 de junho de 2016 às 08:35 delete

Eu gostaria muito de começar a ler as comics da DC mas eu nao sei quais a ordem de leitura.Pro onde devo começar a ler eu queriar ler tudo por ordem...

Responder
avatar
srthurguixrl
AUTOR
1 de junho de 2016 às 14:22 delete

Segue a ordem desse guia! Abraço...

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
30 de julho de 2016 às 16:58 delete

alguém ai sabe um site pra ler LJA - Nova Ordem Mundial?

Responder
avatar
24 de setembro de 2016 às 08:19 delete

Alguem pode me dar o link de download do dc millennium, se possivel pra PDF

Responder
avatar
11 de outubro de 2016 às 09:42 delete

Sobre Zero Horas Crise no tempo, é pra ler toda a saga de revistinhas ou só a que possui imagem acima?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
23 de dezembro de 2016 às 07:46 delete

onde eu posso ler ou baixar a hq Lendas em pdf?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
23 de dezembro de 2016 às 13:51 delete

Ótimo site para ler e baixar HQs ;)

http://lasquei.blogspot.com.br/p/todos.html

Responder
avatar
Nanda
AUTOR
14 de julho de 2017 às 19:34 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTOR
2 de outubro de 2017 às 09:25 delete

Eu sou fã do Batman, mas queria começar a ler as HQ, já vi em vários sites mas até agora não sei por onde começar, não entendi direito esse negócio de crise... E os novos 52. Afinal oq são os novos 52, é um reboot?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
3 de janeiro de 2018 às 14:49 delete

Seria legal colocar o link de compra junto. É também a informação se existe o encadernado ou não.
Outro ponto é que o Lendas citado é vendido no Brasil no encadernado Lendas do Universo DC: Darkseid. Como tem vários desses "Lendas do Universo DC" é difícil saber qual é qual.

Responder
avatar
Rafael
AUTOR
16 de outubro de 2018 às 17:13 delete

Gostaria de saber se Invasão e Guerra dos Deuses e antes ou depois da Odisséia Cósmica?

Responder
avatar
17 de dezembro de 2018 às 12:30 delete

Alguem pode me dizer onde posso baixar LJA:Nova Ordem Mundial (1997)?

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
25 de dezembro de 2019 às 09:59 delete

Onde se encaixa sagas mais individuais, como, Batman morte em família?

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8