Guia de Leitura: Homem-Aranha - Parte 1


Bom pessoal, começa aqui o grande guia do Homem-Aranha, será demorado pois o Aranha não tem tantas histórias fechadas e muitas histórias soltas são importantes em sua cronologia, então provavelmente vai faltar alguma coisa, mas vamos tentar reunir o mais importante aqui, então vamos lá :


                                                       Amazing Fantasy #15 (1962)

http://intothecomicverse.blogspot.com.br/2015/05/homem-aranha-feliz-aniversario-historia.html

Aqui é mostrada a primeira aparição do Homem-Aranha nos quadrinhos e conta a origem de como Peter Parker se tornou o Homem-Aranha, não vou falar da história pois já contei sobre ela em uma outra postagem que você pode acessar clicando na imagem!

               
                                                    The Amazing Spiderman #1-6 (1963)

                                     

 Com o sucesso de Amazing Fantasy #15, o Aranha ganha sua revista solo, e nessas primeiras 6 edições vemos Peter nos seus primeiros dias de Homem-Aranha, o primeiro vilão que ele enfrenta é o Camaleão na edição 1, na 2 ele enfrenta o Abutre, na 3 o Doutor Octopus, na 4 o Homem-Areia, na 5 o Dr. Doom ou Doutor Destino e na 6 o Lagarto.


                                         The Amazing Spiderman #9, #13-15, Annual #1 (1964)



http://intothecomicverse.blogspot.com.br/2015/05/homem-aranha-feliz-aniversario-historia.html



Bom, aqui começamos a ver as primeiras aparições e origens de vários vilões do Aranha, como Electro na edição 9, que diferente do filme, tomou um choque em um poste de luz e ganhou seus poderes de eletricidade, na edição 13 vemos a primeira aparição do Mystério, que era um homem que mexia com efeitos especiais, na edição 14 vemos a primeira aparição do Duende Verde, e nessa edição o Homem-Aranha encontra o Hulk e o enfrenta, ele não ganha, mas consegue sair da vista dele.

E na edição 15 aparece pela primeira vez Kraven O Caçador! Em Anual 1 ele enfrenta o Sexteto Sinistro, um grupo formado por 6 de seus super vilões, sendo Homem-Areia, Kraven, Dr. Octopus, Electro, Abutre e Mystério, eu falei deste quadrinho em outra publicação que pode ser vista clicando na imagem!


                                        The Amazing Spiderman #31-33 (1965-1966)



Agora estamos falando de um arco mega clássico do Homem-aranha, na qual em 3 edições, na qual Stan Lee nos mostra a força do Homem-Aranha, tanto física quanto de vontade mesmo! Na trama, durante a luta contra o Dr. Octopus, ele fica preso em um lugar que esta enchendo de água, embaixo de uma grande instalação de ferro, e sua Tia está no hospital em grave situação e precisa de um soro para sobreviver, então mesmo com tudo isso, Peter consegue levantar a instalação de ferro e sair de lá a tempo de levar o soro.


                                   The Amazing Spiderman #39-43, #46 (1965-1966)




As edições 39 e 40 são um pequeno arco em 2 edições chamado Como Era Verde Meu Duende, e nessa história vemos Peter enfrentar o Duende Verde, e nessa edição é revelado que o Duende Verde é na verdade Norman Osborn, pai de seu amigo Harry Osborn. 

Nas edições 41 a 43 vemos a primeira aparição de Rhino, um dos seus grandes vilões, e vemos também a primeira aparição de Marry Jane Watson, na qual a amiga da Tia May sempre quis apresentar e Peter nunca quis conhecê-la. 
Na edição 46 é mostrado a primeira aparição de Shocker. 


                  
                                                     The Amazing Spiderman #50 (1967)





Chamada Homem-Aranha Nunca Mais! Essa HQ foi usada no filme Homem-Aranha 2 de 2004 na qual Peter resolve abandonar o traje de herói, é realmente muito boa e marcante na vida do herói.


                                                  The Amazing Spiderman #88-90 (1970)



Um arco realmente marcante pois ele mostra a morte do Capitão Stacy, pai da namorada de Peter, Gwen Stacy, mostra realmente como que o Peter sofre com a perda dele também pois ele tem sido como um pai para Peter, e a culpa de sua morte foi de Dr. Octopus, que durante uma batalha contra o Homem-Aranha, faz alguns destroços de um prédio caírem, e o Cap. Stacy pula para salvar uma criança, e acaba morrendo.


                                               The Amazing Spiderman #100-102 (1971)


Nesse arco em 3 partes, Peter cria um antídoto para que consiga remover seus poderes, agora que ele quer estabelecer melhor seu relacionamento com Gwen devido à morte de seu pai, mas então o antídoto dá errado e Peter sofre uma mutação, e desenvolve mais 4 braços, ficando cada vez mais parecido com uma Aranha, e ao mesmo tempo ele tem que enfrentar um novo vilão, o vampiro chamado Morbius e consegue isso com a ajuda do Lagarto.


                                                The Amazing Spiderman #121-122 (1973)




 Talvez seja essa uma das mais famosas ou a mais famosa história do Homem-Aranha, conhecida como A Noite Em Que Gwen Stacy Morreu. Nessa HQ, Peter acaba de voltar da Europa, e Harry está muito doente, com um tipo de esquizofrenia, e seu pai Norman Osborn está totalmente louco, e como sabe que Peter é o Homem-Aranha, ele captura a pessoa que ele mais ama, Gwen Stacy, e após o Aranha ir resgatá-la, Norman joga ela de cima da Ponte George Washington (que depois foi mudado para Ponte do Brooklyn) e Peter na tentativa de salvá-la sem querer acaba fazendo com que Gwen morra pois ela quebra o pescoço.

Na última parte, Peter vai furioso atrás de Norman e após uma grande batalha, ele chama seu planador e Peter desvia, fazendo com que o planador o perfurasse (igual em Homem-Aranha de 2002), mostrando assim a morte do Duende Verde.



                                              The Amazing Spiderman #136-137 (1974)




 Essas 2 HQs são importantes, na 136 a 137 nós vimos Harry Osborn virando o Novo Duende Verde, e Peter fica louco pois pensa que Norman ainda está vivo, mas acaba descobrindo que é seu grande amigo Harry que estava doente e queria vingança pela morte do pai.
                 
                                           The Amazing Spiderman #139-150 (1974-1975)



 A famosa saga chamada A Saga do Clone Original (não ser confundida com a Saga do Clone de 1994 que é muito odiada por todos) nessa versão original, o Chacal, um inimigo do Aranha cria um clone dele mesmo e um clone de Gwen Stacy, e que o Chacal na verdade era um antigo professor de Gwen que não aceitava ela ter sido morta, e principalmente que a culpa era do Homem-Aranha como dizia o Clarim Diário (onde Peter trabalha), então o Clone tem algumas falhas, então Peter luta contra o clone para salvar Ned Leeds, após a batalha, o clone ''morre'' e  Gwen não pode ficar pois todos sabem que ela morreu, então vai embora.

                                               The Amazing Spiderman# 178-180 (1978)
                    


Na 178 a 180, vemos um novo ataque do Duende Verde, e Peter confronta ele enquanto precisa assinar os papéis para que o hospital libere a operação de Tia May que estava tendo um ataque cardíaco, e então Peter descobre que o Duende que estava lutando na verdade havia capturado Harry e que o que se passava por ele era Bart Hamilton, o antigo psiquiatra de Harry.

 
                                             The Amazing Spiderman #193-200 (1979-1980)



Aqui temos 2 coisas fodas, a primeira aparição da Gata Negra, e a suposta Morte de May Parker.

Peter conhece então Felícia Hardy, uma ladra que não é tipo, ''mal'', ela rouba por causa de seu pai que também foi um grande ladrão e estava morrendo já, e então ela fez de tudo para ser igual a ele.

Peter recebe um telegrama dizendo que sua Tia May morreu, então ele fica louco e após lutar contra Mystério em um asilo, ele descobre que quem a matou foi o mesmo cara que matou seu Tio, então Peter encontra o cara na casa de sua Tia, e é capturado pois ele estava sob efeito do gás de Mystério na recente batalha.

Peter acorda e está fora dos efeitos do gás, então recupera seus poderes, quando vai assustar o bandido, depois disso, ele tem um ataque cardíaco e morre, e Tia May só tinha sido capturada, ela na verdade não tinha morrido.


                                                   The Amazing Spiderman #248 (1984)

Uma história que faz qualquer um chorar, chama-se O Garoto Que Colecionava O Homem-Aranha!
Nesta HQ fantástica, Peter faz uma visita à Tim Harrison, um garoto que era muito fã do Aranha e tinha tudo dele, desde jornais, revistas, etc.
Ao visitá-lo, Peter diz que agora são grandes amigos, e então conta pra Tim como se tornou o Aranha e como funciona sua teia, após isso Tim pede pro Aranha mostrar quem ele é.

Peter não consegue dizer não e se revela para Tim, que diz que enquanto viver, seu segredo está a salvo, ao sair, Peter começa a chorar, pois Tim estava no Hospital do Câncer e tinha algumas semanas de vida devido à leucemia.

Considero uma das melhores e mais tristes histórias do Aranha, e quase todos choram ao lê-la (eu chorei HU3), vale muito a pena!


                                 Guerras Secretas #8 & The Amazing Spiderman #252 (1984) 
                                                                 


A saga Guerra Secretas foi realmente marcante pois foi a primeira vez que todos os heróis do Universo Marvel se reuniram, e foi para derrotar um inimigo chamado Beyonder, que é praticamente quase um Deus, e durante a saga na edição 8 de 12, Peter entra em contato com algo em uma pedra no planeta que estava e então ele fica com uma simbiose em seu corpo que aumenta sua força, lhe dá teias orgânicas, mais agilidade, etc.

Na edição 252 Peter volta para Nova York, e então agora com sua nova roupa, ele enfrenta problemas de relacionamento com a Gata Negra, mas começa curtir sua vida de volta à Terra.


                                                   The Amazing Spiderman #256-259 (1984)



Peter percebe que sua roupa tem vida, e começa a ter pesadelos, ao levar para Reed Richards, Peter descobre que ele realmente tem vida e que é uma simbiose, que precisa de um hospedeiro e que se apega demais à ele, então Peter precisa de uma roupa para sair em público já que a simbiose não está com ele, então ele usa um uniforme do quarteto com um saco de pão na cabeça.

Nessa mesma história, Mary Jane diz que já sabia o segredo de Peter à muito tempo quando viu ele entrando pela janela uma vez, e então ela conta a sua história, que também é muito sofrida por causa de seu pai.


                                                        Web Of Spiderman #1 (1985)

Nesta edição, vemos a simbiose se apossar de Peter mesmo quando ele não a quer mais, então durante uma batalha contra os Vulturions ele acaba caindo em um sino de uma igreja, e conforme o som muito alto dos sinos, a simbiose saía pois o som a machucava, Peter então livra-se da Simbiose.

                   
                              Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #107-110 (1985-1986) #134-136 (1988)



 Esse é um dos mais famosos arcos do Aranha também, chamado A Morte de Jean DeWolff e eu infelizmente AINDA não li, mas a história se trata de Peter procurando quem matou Jean DeWolff, uma amiga bem próxima de Peter que era policial, e o vilão dessa trama é um cara chamado de Devorador de Pecados, a história tem tamanha importância sendo um dos maiores clássicos do personagem!

                                   
                                      The Amazing Spiderman Annual #21 (1987)



Essa capa e o título já dizem tudo, é o Casamento do Homem-Aranha!
Neste quadrinho vemos Peter e Mary Jane se casando (ahhhh, carai não sabia!), Peter também teve pesadelos envolvendo Gwen antes do casamento, junto com Flash e Harry eles tiveram uma despedida de solteiro, depois tem o casmamento e mostra também quando vão para a Lua de Mel em uma grande casa no sul da França, e Peter fica pensando que Mary Jane que está sustentando ele, e que ele não pode dar a ela tudo que ela já ganha como uma modelo internacional, e ele se mete em uma pequena encrenca.


                              Homem-Aranha : A Última Caçada de Kraven (1987)




Por muitos essa é a melhor história do Homem-Aranha, reúne as edições de Web of Spiderman #31-32, The Amazing Spiderman 293-294 e The Spectacular Spiderman #131-132.

A trama nos mostra Kraven quase matando e enterrando vivo Peter, e depois assumindo seu manto para se tornar A Aranha, é uma história na qual você vê Kraven louco mesmo e também vemos Ratus, um vilão do Aranha que na verdade era uma pessoa que sofreu um acidente e vemos Kraven se matando no final, que nos leva à um outro arco...é realmente muito boa a história, recomendo que compre na coleção da Salvat que está sendo lançada atualmente, mas para mim, não é a melhor história do Aranha, apenas UMA das melhores!


                                               The Amazing Spiderman #298-300 (1988)



Para finalizar essa primeira parte, vamos fechar a fase do uniforme negro do Homem-Aranha, com essa últimas 3 edições, vemos Eddie Brock querendo vingança devido ao Homem-Aranha ter arruinado sua vida de repórter pois ele escreveu uma declaração de confissão da identidade secreta do Devorador de Pecados e o Homem-Aranha provou que era mentira, fazendo ele perder sua carreira.

Após entrar em uma igreja, partículas da simbiose que estava em Peter no dia dos sinos (Web of Spiderman #1) caem sobre Eddie, e ele se torna um grande monstro agora, conhecido como Venom, que quer de uma vez por todas acabar com Peter. Após batalhar contra Eddie, Peter ganha e volta ao seu antigo e clássico uniforme novamente!



É isso aí pessoal, essa foi a primeira parte, na segunda vamos falar pouco dos anos 90, e falaremos da fase de J. Michael Straczynski e John Romita Jr. e da fase antes da Guerra Civil, não percam, e lembrem-se sempre : 




       ''Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!''


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 comentários

Escrever comentários
Anderson
AUTOR
16 de fevereiro de 2016 às 08:38 delete

woooooooow melhor guia de leitura que vi até agora! Parabéns pelo trabalho *-*

Responder
avatar
srthurguixrl
AUTOR
21 de fevereiro de 2016 às 13:59 delete

Valeu cara, isso significa muito pra gente!

Responder
avatar
zaratus
AUTOR
12 de março de 2017 às 14:08 delete

meeeeu deus do ceu , o trabalho que vcs tiveram , ta mt bom , sem palavras parabens

Responder
avatar

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8