Primeiras Aparições: The Flash (Barry Allen)


 

"Primeiras Aparições" é um quadro bem recente aqui no blog, ele consiste em abordarmos algum personagem dos quadrinhos e fazermos uma resenha sobre sua primeira aparição nos mesmos, colocarmos nossa opinião sobre a HQ, e falarmos se vale ou não vale a pena ler essa HQ em questão.


Nome Original: Showcase #04
Ano de Lançamento: 1956
Número de Páginas: Aproximadamente 20 páginas.
Status: Fácil de Encontrar por Scan
Escritor: Robert Kanigher
Desenhista: Carmine Infantino
Nota: 9,0

Showcase #04 é um quadrinho considerado muito importante para as HQs, principalmente para o Universo DC. Desde 1938 até 1950, os quadrinhos de super heróis atingiram um grande número de vendas e popularidade, porém no final da década de 40 para o início da década de 50 eles começaram a decair, sendo necessária alguma tática para voltar o mercado de quadrinhos, então as editoras decidiram criar e reescrever seus personagens.

O período de 1938 a 1950 ficou conhecido como a Era de Ouro dos Quadrinhos, sendo iniciada com Action Comics nº 01 (---------) e contendo diversos dos mais famosos nomes da era, como Superman, Capitão América, Mulher-Maravilha, Batman, Flash (Jay), Lanterna Verde (Alan Scott), Sociedade da Justiça da América e etc...

A DC Comics decide então ''abandonar'' os antigos heróis e reformula-los, então em Outubro de 1956, é publicada a revista Showcase #04, trazendo um novo Flash, usando uma roupa vermelha com uma nova origem e nome, chamando-se Barry Allen. Após essa reformulação do Flash, ficou-se considerado que Showcase #04 foi a que deu início à Era de Prata dos Quadrinhos, que durou entre 1956 a 1970, sendo sucedida pela Era de Bronze dos Quadrinhos que durou de 1971 a 1985.

Em Showcase #04 vemos Barry Allen, um cientista forense que estavam em seu laboratório trabalhando durante uma grande tempestade, e lendo uma edição de Flash Comics #13. Um fato interessante é que Jay Garrick existia nos quadrinhos e era o herói favorito de Barry. No momento em que Barry vai pegar alguns elementos químicos para seu experimento, ele é atingido por um raio que veio da janela, e consequentemente todos os elementos químicos caem em cima dele, minutos depois ele retoma a consciência ainda confuso, então ele sai de seu laboratório para ir à sua casa se limpar, e quando ele corre para alcançar um táxi, Barry sente algo estranho e percebe que seus pés estavam vibrando rapidamente fazendo-o ultrapassar o táxi em uma velocidade muito alta, mas para ele a sensação é como se o táxi estivesse parado devido à sua velocidade. 

Ao conseguir finalmente parar de correr, Barry vai para um bar para descansar a cabeça devido à tanta coisa estranha que estava acontecendo. Dentro do bar, uma garçonete passo ao lado de Barry e sem querer derruba tudo que estava em um prato, e ele consegue ver cada objeto caindo em um velocidade muito lenta como se estivessem parados, sendo na verdade ele com sua grande velocidade, que lhe permitia além de ser rápido, visualizar tudo em câmera lenta, então Barry pega todos os objetos sem deixar nenhum cair no chão.

No outro dia Barry pensa que foi tudo parte de um sonho, e quando vai se encontrar com Iris (a garota que Barry é afim), ele vê uma bala indo em sua direção, então ele a salva, e aceita o fato que ganhou as habilidades de seu herói favorito dos quadrinhos, então ele cria uma roupa e um anel para guardá-la, assumindo a identidade do Flash.

A DC Comics decide que não queria simplesmente deixar de lado todos os heróis da Era de Ouro, então em Setembro de 1961, ela publica a edição nº 123 da revista The Flash, apresentando o primeiro encontro entre Barry Allen e o clássico Jay Garrick, o Flash da Era de Ouro, e nesse quadrinho é mostrado pela primeira vez que os heróis da Era de Ouro viviam em um Universo Paralelo, e que existem infinitos números de realidades alternativas que coexistem no mesmo espaço, porém cada um vibrando em uma frequência diferente, com isso todos os heróis atuais viviam na Terra-1 e os heróis clássicos da Era de Ouro viviam na Terra-2, sendo um sucesso de vendas e criando diversos personagens diferentes de realidades alternativas, mas isso também gerou um grande problema de continuidade com o passar dos anos devido à uma grande confusão entre os leitores, o que levou a DC criar a Crise nas Infinitas Terras (--------) em 1985, para acabar com todos os Universos Paralelos e reiniciar toda sua cronologia do zero, com novas origens. 

É isso pessoal, não deixem de acompanhar as postagens pois teremos mais Guias de Leitura, 5 Recomendações, resenhas, resenhas da Coleção Eaglemoss DC Comics e claro, mais Primeiras Aparições, e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook (https://goo.gl/shfOJe), pois assim você fica por dentro das nossas postagens e compartilhamentos.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Resenhas de HQs

Guerra Civil - http://goo.gl/PuIFvh
Batman '66 - http://goo.gl/rZXozB
Batman, O Longo Dia das Bruxas - http://goo.gl/g4LFgo
Demolidor Amarelo - http://goo.gl/yyStnK
Os Vingadores, A Vingança de Ultron -http://goo.gl/bznbOH
Homem Aranha, 99 problemas - http://goo.gl/UjoKIL
Homem Aranha, Feliz Aniversário - http://goo.gl/M2I6qf
Superman de Grant Morrison - http://goo.gl/QJV4Zv
Demolidor de Frank Miller - http://goo.gl/OVej87
Demolidor, A Queda de Murdock - http://goo.gl/u2fK2Z
Reino do Amanhã - http://goo.gl/9qu9Qp
Batman Noel - http://goo.gl/THDuVw
Marvels - http://goo.gl/bFGBSU
Legião dos Super-Heróis: A Saga das Trevas Eternas -http://goo.gl/k0dKpg
Demolidor Revelado - http://goo.gl/C3aby6
Falling Skies - http://goo.gl/gX2kcw
Superman de Geoff Johns - http://goo.gl/D5rA5f
Fim dos tempos - http://goo.gl/wq8E2n
Aquaman, As Profundezas - http://goo.gl/Dxpng0
Superman Terra 1 vol. 2 - http://goo.gl/C9Qq8k
Batman Vitória Sombria - http://goo.gl/oY6ER1
Superman, Brainiac - http://goo.gl/2zevwJ
Homem Aranha, Último Desejo - http://goo.gl/pSk1Ao
DC Um Milhão Parte 1, A Saga - http://goo.gl/y69g76
DC Um Milhão Parte 2, Dinastia Superman e o Século 853 -http://goo.gl/mFRzMh
Batman e Robin - http://goo.gl/UThtko
A Queda de Metrópolis - http://goo.gl/oOzpZI
Coringa de Brian Azzarello - http://goo.gl/n5LLf0
Liga da Justiça, Vírus Amazo - http://goo.gl/k43CZM
Shazam, Com uma Palavra Mágica -http://goo.gl/R5WTgk
Graphic Novels DC Eaglemoss #01: Batman Silêncio Parte 1 -http://goo.gl/t18v1y
Graphic Novels DC Eaglemoss #02: Batman Silêncio Parte 2 -http://goo.gl/gPRdVF
Graphic Novels DC Eaglemoss #03: Superman, O Último Filho -http://goo.gl/mG9odX

Graphic Novels DC Eaglemoss #04: Liga da Justiça, Torre de Babel -http://goo.gl/7Ilz8p

Graphic Novels DC Eaglemoss #05: Superman/Batman, Inimigos Publicos -http://goo.gl/XAZHSf

Batman, O Cavaleiro das Trevas - http://goo.gl/iHFRMk

The Flash: Blitz - http://goo.gl/nxyzWo

Lanterna Verde, O Fim da Luz - http://goo.gl/nA5ngn

A Piada Mortal - http://goo.gl/uBfNDY

Odisseia Cósmica - http://goo.gl/HRHb9e

Flashpoint/Ponto de Ignição - http://goo.gl/ANv9fk

The Flash, Renascimento - http://goo.gl/rv5jv8